Notícias / Agronegócios

06/02/21 às 22:15

Plataforma do Imac consolida dados da cadeia produtiva da carne em MT

Observatório da Carne estará pronto no primeiro semestre e reunirá informações da bovinocultura, processamento e comercialização de carnes no estado

Camila Bini

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Plataforma do Imac consolida dados da cadeia produtiva da carne em MT

Foto: Pexels

Entra em operação no primeiro semestre de 2021 o Observatório da Carne de Mato Grosso, painel de controle da cadeia produtiva da carne bovina de Mato Grosso. Desenvolvido pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), o projeto tem objetivo de reunir em uma mesma plataforma várias informações sobre a atividade pecuária de corte no estado, processamento de carne, características quanti-qualitativas do produto, dados ambientais, sociais e de comercialização.

A plataforma mesclará múltiplas fontes oficiais de informação já existentes, mas que ainda não haviam sido reunidas em um mesmo hub. “Nossa intenção é que essa plataforma forneça conteúdos estratégicos para o mercado da carne. De estatísticas sobre a produção a dados de gestão nas propriedades, incluindo aspectos ambientais e sociais”, explica o diretor de Operações do Imac, Bruno Andrade.

Os principais dados gerais do setor produtivo da carne em Mato Grosso poderão ser acessados pelo público em geral, de forma a disseminar informações qualificadas sobre a atividade. Dados mais setorizados e estratégicos serão liberados para entidades de classe e órgãos públicos, pois uma das missões do Observatório da Carne de Mato Grosso é produzir insumos para a tomada de decisão do produtor e da indústria - além de contribuir para a formação ou aperfeiçoamento de políticas públicas.

“Um dos objetivos do Imac é fomentar cada vez mais a produção sustentável no mercado da carne bovina de Mato Grosso. Identificamos a necessidade de termos uma base única de informações que permitisse ao poder público avaliar os efeitos de suas ações e à iniciativa privada a oportunidade de aprimorar ferramentas de gestão e processo produtivo propriamente dito”, observa Andrade.

Centros de pesquisa e universidades também são público alvo do Observatório da Carne e poderão consumir dados da plataforma. Da mesma forma, mercados consumidores – interno e externo – da carne de Mato Grosso terão a possibilidade de manter informações atualizadas.

“O programa tem uma importância muito maior que a unificação das informações. Quando você estabelece uma fonte séria, de credibilidade e imparcial sobre um determinado tema, você está também combatendo a desinformação. Nosso setor enfrenta uma série de críticas que, quando analisadas tecnicamente, são frágeis. A partir da entrada em funcionamento do Observatório, poderemos então apontar os porquês dessa fragilidade, pois teremos a argumentação embasada tecnicamente e disponível para a sociedade”, complementa o diretor do Imac.

Após processo de licitação, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) foi contratada para o trabalho de desenvolvimento da plataforma do Observatório da Carne de Mato Grosso.
 
Imac
Criado em 2016, o instituto tem a missão de promover a carne bovina de Mato Grosso, valorizando toda a cadeia produtiva a partir de ações de pesquisa e desenvolvimento, informação e marketing. Em seu conselho deliberativo, estão representantes do Governo do Estado, do setor pecuário e de indústrias frigoríficas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet