Notícias / Saúde

18/12/15 às 01:12 / Atualizada: 18/12/15 às 08:08

Odontologia Esportiva e os novos desafios da regulamentação

Com a regulamentação da odontologia esportiva, o Conselho Regional de Odontologia (CRO-MT) faz o alerta para o bom uso da especialidade na promoção da saúde bucal dos atletas de Mato Grosso. A odontologia esportiva foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), por meio da resolução n. 160 – publicada no último dia 6 de novembro.

Conforme esclarece o presidente do CRO-MT, Luiz Evaristo Ricci Volpato, a sociedade poderá contar agora com o cirurgião-dentista de forma regulamentada junto às entidades esportivas. Isto, principalmente, nas modalidades em que mais ocorrem traumas.

“É comum o esportista ter qualquer tipo de lesão nas regiões da face e da boca. E poder contar com um profissional preparado e presente naquela situação, já apto a fazer o atendimento é muito importante e pode ser primordial para a recuperação do atleta”, explica Evaristo.

Outro ganho importante, ressalta o presidente do CRO-MT, é em relação aos atletas de alto rendimento que necessitam de tratamento odontológico especializado na administração de medicamentos. Isto, para não configurar doping em competições oficiais.

A cirurgiã-dentista Soraia Sales Favaro também explica sobre a atuação do profissional nessa nova especialidade. Tanto no tratamento, prevenção e reabilitação de doenças dos atletas profissionais e amadores, o atendimento poderá melhorar o rendimento esportivo e prevenir lesões – levando em conta as particularidades fisiológicas de cada atleta em sua prática esportiva.

DIMINUIÇÃO DE RENDIMENTO – A profissional destaca ainda que os diversos problemas bucais podem diminuir o rendimento do atleta. “O rendimento começa com a saúde geral do atleta, seja ele amador ou de alto rendimento. E a saúde bucal não está separada da saúde geral, uma infecção dentária pode levar o atleta inclusive a grandes problemas”, alerta Soraia.

Atuando na Odontologia Desportiva há cinco anos, a cirurgiã-dentista realizou alguns cursos que considera essenciais para que o profissional atenda bem nessa área. O Curso de “Cutwoman”, por exemplo, realiza atendimentos em eventos de luta, preservando a integridade física do atleta. Já o curso de confecção de protetores bucais e faciais individualizados desenvolve próteses especialmente para os esportes de contato físico em que esse atleta é submetido.
  
Soraia também tem alertado por meio de palestra de conscientização, principalmente aos dirigentes esportistas e treinadores, que esses acidentes são tão comuns, tanto em competições quanto nos treinos e reforça a necessidade de ser acompanhamento por um profissional especializado.

Ela explica ainda que as principais lesões vão desde a cárie até casos mais graves, minando a saúde do atleta e gerando possíveis prejuízos às equipes.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet