Notícias / Internacional

08/01/21 às 08:12

França registra 61 focos de gripe aviária

Governo vai alargar perímetro de abates

Leonardo Gottems

Agrolink

Imprimir Enviar para um amigo
França registra 61 focos de gripe aviária

Foto: Euronews

O Ministério da Agricultura da França anunciou que o país europeu registrou 61 focos de contaminação de gripe aviária desde o início do ano. De acordo com a revista Vida Rural, de Portugal, a maioria desses surtos localiza-se na região de Landes, uma região tradicionalmente ligada à produção de “foie gras”, uma iguaria típica francesa, feita com fígado de pato e ganso. 

A partir disso, o governo francês decidiu alargar o perímetro territorial que permite às autoridades locais procederem ao abate de animais, incluindo os que são saudáveis, visando revenir a propagação da doença. No entanto, a medida foi criticada pelos sindicatos dos produtores por considerarem ineficaz do ponto de vista sanitário e “moralmente inaceitável”. 

Os primeiros surtos de gripe das aves na França foram registados em novembro, na ilha da Córsega e na região de Paris. Segundo as autoridades francesas, tinha sido detectada “a presença do vírus H5N8, idêntico ao detectado em Haute-Corse, que não é transmissível aos seres humanos”. 

“A doença não é considerada perigosa para os seres humanos e o consumo de aves de capoeira e ovos não é desaconselhado. Na sequência de surtos na Rússia e no Cazaquistão, registados este verão, a epizootia, que não é perigosa para os seres humanos, espalhou-se recentemente pela Europa Ocidental, onde os níveis de alerta aumentaram. Os Países Baixos, Irlanda, Reino Unido, Dinamarca e Bélgica foram particularmente afetados pelo vírus, disseminado por aves migratórias”, concluiu o veículo de imprensa português, divulgando os dados relacionados à gripe aviária na França. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Sarney

A furna da Marruá

Bobbio dizia que a velhice era muito boa e cheia de encantos, o maior deles o gosto de matar saudades. Mas eu acho que o divertimento maior da velhice é o espaço de contar histórias, bom para encher e passar o tempo. As...

 
 
 
 
Sitevip Internet