Notícias / Justiça

07/01/21 às 10:22

PGR aciona TCE/MT contra lei que colocou servidor de nível médio em cargo superior

Marcelo Camargo/Agência Brasil

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
PGR aciona TCE/MT contra lei que colocou servidor de nível médio em cargo superior

O procurador-geral da República, Augusto Aras, assina Ação Direta de Inconstitucionalidade, contra a lei que alterou carreiras e cargos no TCE-MT

Foto: Assessoria

O procurador-geral da República, Augusto Aras, entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra dispositivos da Lei estadual 9.383/2010 de Mato Grosso que transformaram cargos no quadro permanente de servidores do Tribunal de Contas estadual (TCE-MT). O relator da ação é o ministro Gilmar Mendes.

De acordo com Aras, os artigos 1º e 4º da norma, que alteram a Lei estadual 7.858/2002, possibilitaram o acesso a cargo de escolaridade superior e maior complexidade (técnico de controle público externo) de agentes originalmente concursados em cargos de nível médio e menor complexidade (técnico instrutivo e de controle, assistente de Plenário e taquígrafo).

O procurador-geral alega que os dispositivos violam o artigo 37, inciso II, da Constituição Federal, que exige aprovação prévia em concurso público para investidura em cargo ou emprego público na administração direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. No caso, Aras afirma que os servidores que prestaram concurso para cargos de nível médio teriam de fazer novo concurso para o cargo que exige nível superior.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Sarney

A furna da Marruá

Bobbio dizia que a velhice era muito boa e cheia de encantos, o maior deles o gosto de matar saudades. Mas eu acho que o divertimento maior da velhice é o espaço de contar histórias, bom para encher e passar o tempo. As...

 
 
 
 
Sitevip Internet