Notícias / Curiosidades

26/12/20 às 08:51

Saiba como remover rebites

Agnes Hehn

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Os rebites são peças essenciais para a fixação industrial. Há diferentes materiais e modelos, mas todos tem a função de unir chapas metálicas. Você sabe se é possível remover essas peças? Como fazer? Essas são algumas dúvidas de pessoas que ainda não estão acostumadas a trabalhar com esse fixador ou ainda não o conhecem. Continue lendo para entender!


Retirada dos rebites

Há muitas técnicas para retirar essas peças, sendo que algumas podem funcionar para uns e não para outros. A maneira mais comum de realizar esse processo é usando uma broca. No entanto, a parafusadeira não deve ser a única ferramenta para isso.

Muitas pessoas tentam tirar usando apenas a parafusadeira, mas o que acontece é que a broca fica cega e o buraco onde estava o rebite aumenta com essa tentativa de retirada. Por isso, a dica é usar um rebite do mesmo modelo da peça que quer retirar. Siga o passo a passo:

 
1. coloque o rebite em cima da peça que você quer retirar;
 
2. com ajuda de um martelo, faça com que o novo rebite entre no buraco;
 
3. retire o rebite novo;
 
4. pegue a broca e use para retirar o rebite fixado.

 
Como retirar rebites presos na rebitadeira?

Mas e se o rebite que quer retirar está na rebitadeira manual? Nesses casos, também há uma solução. Para isso, você vai precisar pegar outro rebite e posicionar na ponteira do equipamento. Após isso, pressione de forma que a peça seja empurrada. Deixe a manivela solta. Pronto! A peça sairá do seu aparelho!

Caso você fazer de um jeito errado, é provável que acabe danificando a sua rebitadeira. O melhor mesmo é evitar que isso aconteça, por isso é necessário que você sempre escolha a melhor ponteira antes de começar o trabalho. Também não se esqueça de retirar a parte da peça quebrada que fica dentro do aparelho.


Rebites: peças fundamentais

Além de saber sobre a retirada dos rebites, vale lembrar o que são e como a rebitagem é feita. Podemos encontrar as peças em diversos materiais resistentes, como alumínio e metal. Os tipos também variam, como:

 
  • rebite hermético;
 
  • rebite orlbullb;
 
  • rebite semi-estrutural;
 
 
  • rebite de repuxo.
 
Por terem características diferentes, analise qual é o melhor para o seu caso. O processo de rebitagem ocorre com as rebitadeiras. Existem as rebitadeiras manuais, e bateria, pneumática e hidropneumática. Vamos explicar o passo a passo das manuais:
 
1. selecione o comprimento do rebite;
 
2. fazer furo no material a ser fixo (precisa ser maior que o diâmetro do rebite);
 
3. selecione a ponteira da rebitadeira;
 
4. abra os cabos do equipamento;
 
5. coloque o mandril na ponta;
 
6. insira o rebite no furo;
 
7. pressione os cabos até o mandril quebrar;
 
8. gire o equipamento para que a parte quebrada caia.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet