Notícias / Curiosidades

22/12/20 às 20:11

Estabelecimentos são obrigados a fornecer água potável?

Agnes Hehn

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
A água é essencial para nosso bem-estar e qualidade de vida, por esse motivo é que devemos beber água todos os dias. Para facilitar esse hábito, os bebedouros industriais são ótimas alternativas, especialmente pois eles podem ser encontrados em diversos estabelecimentos e empresas.

Restaurantes, bares, cafés, lanchonetes, estabelecimentos de comercialização de gêneros alimentícios e outras empresas do tipo, são obrigadas, por lei, a oferecerem água potável de forma gratuita a seus clientes. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem desse privilégio, que traz economia, dispensando muitas vezes a compra de garrafas de água.

Para que você entenda mais sobre essa lei, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre o fornecimento de água potável de bebedouros de água. Continue lendo e saiba mais!


O que diz a lei?

A Coordenadoria Estadual de Defesa ao Consumidor (Procon) destaca a lei de nº 8.408, de 22 de maio de 2018, que estabelece a disponibilização de água potável gratuita em bares, restaurantes, hotéis e shoppings centers. A multa para o descumprimento dessa norma pode chegar a até R$ 1.000 reais.

É fundamental destacar que, a água precisa estar em concordância com os padrões vigentes de potabilidade e filtração, ou seja, precisam estar adequadas ao consumo humano, assim como a água de um purificador de água.

A água não precisa estar necessariamente em uma garrafa de água, contudo, ela precisa ser proveniente de bebedouros industriais e filtradas. A lei destaca que para o consumo da mesma, você precisa ser cliente do estabelecimento, desse modo, você não pode pegar a água e sair do local.
 

Que modelo de bebedouro escolher?

Caso você tenha um estabelecimento comercial que se encaixe na lei, é de extrema importância que você providencie um bebedouro de coluna ou um bebedouro simples, o importante é ter uma fonte de água potável em seu local de trabalho.

Para escolher o modelo ideal, considere os seguintes pontos:

 
  • Quantidade de pessoas que frequentam seu estabelecimento;
 
  • Espaço para a instalação do bebedouro;
 
  • Dinheiro que seu estabelecimento pode investir.
 
 
Fornecimento de água durante o Covid-19

É de conhecimento geral que o coronavírus mudou a realidade e os hábitos que tínhamos em nossa rotina, incluindo a forma como nos comportamos em lojas e restaurantes.

Uma das ações para o combate ao vírus é o fechamento de bebedouros e outros aparelhos que possam ajudar na contaminação, ou seja, a utilização de purificadores de água e bebedouros à disposição no estabelecimento, sem seguir normas como o distanciamento social, deve ser evitada!

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet