Notícias / Curiosidades

10/12/20 às 09:03

Curiosidades sobre o panetone

Agnes Hehn

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
É possível notar que o ano está acabando quando você começa a encontrar o famoso panetone nas prateleiras dos principais supermercados, a sobremesa mais esperada do ano é uma das favoritas no final do ano na maioria das casas brasileiras.

Além disso, o panetone ganhou novas versões, atualmente é possível encontrá-lo no sabor tradicional de frutas cristalizadas, em chocolate e até mesmo sabores trufados, que agradam os mais diferentes tipos de paladar.

Para entrar em um clima natalino, selecionamos curiosidades que você precisa saber sobre panetones e chocotones. Continue lendo e saiba mais sobre essas delícias!


Origem do panetone

No século XV, um jovem padeiro chamado Toni se apaixonou pela filha do dono do estabelecimento onde ele trabalhava, na tentativa e esperança de conquistar a moça, o jovem criou um tipo de pão doce que conquistou a todos que experimentaram o doce. A delícia foi batizada de Pane de Toni (pão do Toni) e mais para frente foi chamada de “Panetone”.

Essa é uma bela história e a cara do Natal, no entanto, a origem panetone é muito incerta, muitos dizem que a verdade é que o Toni da história anterior criou a receita sem querer, ao tentar fazer uma receita às pressas.

Independente de qual for a real história, a verdade é que o panetone e chocotone ganharam o paladar da maioria dos italianos e das pessoas ao redor de todo o mundo.
 

Chegada do panetone no Brasil

A Bauducco é a responsável por começar a comercializar esse produto no Brasil, o panetone Bauducco no atacado começou a ser comercializado no fim da década de 1950, em 1948.

O produto chegou no Brasil, provavelmente com a onda da imigração dos italianos após a Segunda Guerra Mundial, após o país ter se destruído. E hoje, é um dos doces e sobremesas mais queridos do final de ano!
 

A tradição

Por ser criado em uma época natalina, o panetone se tornou, automaticamente, tradição para as festas de Natal, o panetone passou a ser comprado até mesmo para ser utilizado como presente na Itália, e no Brasil a realidade também é parecida.

Felizmente, o jeitinho brasileiro atingiu até mesmo o panetone, que como citado anteriormente, ganhou inúmeras versões e pode substituir facilmente o chocolate em barra como sobremesa.

O queridinho das cestas de natal tem uma história curiosa e ganha novas versões a cada ano que passa!

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet