Notícias / Agricultura

14/12/15 às 19:12 / Atualizada: 14/12/15 às 19:27

Seca no Norte Araguaia preocupa produtores, especialista espera por regularidade em janeiro

Em Confresa, a situação do rio Cacau ficou tão crítica que se chegou a cogitar a possibilidade de racionamento no abastecimento

Araguaia Notícia

Imprimir Enviar para um amigo
Poucas e inconstantes, as chuvas ainda não chegaram para valer na região Norte Araguaia e isto tem preocupado os produtores rurais da região. Segundo o Imea, Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária não houve registro de replantio, mas a semeadura ficou atrasada e as chuvas precisam cair para as plantas se desenvolverem.

O reflexo da falta de chuvas é visto também nos rios e coregos que cortam a região, entre eles o Araguaia e o Fontoura, ambos com o volume bem abaixo da média desta época do ano. Sorte que nenhum deles é usado para abastecer as cidades.

Em Confresa, a situação do rio Cacau ficou tão crítica que se chegou a cogitar a possibilidade de racionamento no abastecimento. Mas com a perfuração de novos poços o problema, em parte foi solucionado. Mas coincidência ou não, muitos moradores de Confresa reclamam de problemas no abastecimento.

Segundo o grupo Somar, que realiza pesquisa climáticas a seca no Norte Araguaia e no Mato Grosso como um todo é resultado do fenômeno El Niño, que nada mais é que o aquecimento das águas superficiais do oceano Pacifico, criando na atmosfera da região norte da América do Sul uma camada quente e úmida, impedindo que as frentes frias que estão no sul avancem.

A boa notícia é que a situação deve se normalizar em janeiro, mesmo assim, o registro de chuvas deve ser inferior nesta safra. E ainda segundo o grupo, elas não devem se prolongar como ocorreu na safra passada, o que acabou ajudando no desenvolvimento da safrinha de milho.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet