Notícias / Internacional

01/11/20 às 08:58

Proximidade de tufão faz Filipinas retirarem 1 milhão de suas casas

Prevista para domingo, tempestade deve ser a mais forte de ano

Neil Jerome Morales

Repórter da Reuters - Manila

Imprimir Enviar para um amigo
Proximidade de tufão faz Filipinas retirarem 1 milhão de suas casas

Foto: Erick de Castro, Reuters

Autoridades filipinas retiraram quase 1 milhão de pessoas de suas casas na Ilha de Luzon, nas Filipinas, em preparação para a chegada de uma tempestade de categoria 5 - a mais forte do mundo este ano - no domingo (1º).

O Tufão Goni, com ventos sustentados de 215 km/h e rajadas de até 265 km/h, levará ventos violentos e chuvas fortes, de acordo com autoridades de clima e desastre. É um dos tufões mais fortes a atingir as Filipinas desde o Haiyan, que matou mais de 6.3 mil pessoas em 2013.

“Estamos passando por um momento difícil com a covid-19, e aí vem outro desastre”, disse o senador Christopher Go, aliado do presidente Rodrigo Duterte, em entrevista coletiva virtual. As autoridades locais devem garantir que o vírus não se espalhe nos centros de retirada, afirmou o senador.

O processo de retirada preventiva já começou, com a província de Albay transportando 794 mil residentes para um local seguro, disse o diretor executivo da Agência Nacional de Desastres, Ricardo Jalad, em entrevista coletiva.

Na capital, Manila, e na província de Bulacan, cerca de 1 ml pacientes com covid-19 alojados em grandes tendas de isolamento podem ser transferidos para hotéis e hospitais, disse Jalad.

As Filipinas têm o segundo maior número de infecções e mortes por covid-19 no Sudeste Asiático, atrás apenas da Indonésia, com 380.729 casos e 7.221 mortes.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet