Notícias / Justiça

09/12/15 às 09:28

STF suspende provisoriamente instalação de comissão especial de impeachment na Câmara

Pedro Fonseca

Reuters

Imprimir Enviar para um amigo
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin suspendeu provisoriamente a formação da comissão especial da Câmara dos Deputados para análise do pedido de abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Em decisão publicada no site da corte na noite de terça-feira, em resposta a ação impetrada pelo PCdoB, partido aliado ao governo, Fachin determinou a suspensão da medida da Câmara até decisão do plenário do STF, prevista para 16 de dezembro.

O ministro apresentou como justificativas para sua decisão "o objetivo de evitar a prática de atos que eventualmente poderão ser invalidados pelo Supremo Tribunal Federal, obstar aumento de instabilidade jurídica com profusão de medidas judiciais posteriores e pontuais, e apresentar respostas céleres aos questionamentos suscitados".

Além de suspender a formação da comissão especial de deputados, o ministro também suspendeu até a decisão do plenário da corte todos os eventuais prazos no processo, inclusive os que estão em andamento, mas preservou "todos os atos até este momento praticados" ao menos até a sessão do STF no dia 16.

A decisão liminar de Fachin foi publicada horas após votação polêmica na Câmara dos Deputados, na terça-feira, para a eleição dos membros da comissão especial que analisará o pedido de abertura de processo de impeachment contra Dilma.

Na votação tumultuada, que teve bate-boca entre parlamentares e até urnas quebradas, a chapa apoiada pela oposição teve 272 votos, contra 199 da chapa governista, impondo uma derrota ao governo no primeiro teste sobre o assunto na Câmara.

Parlamentares governistas, que apontaram uma série de ilegalidades e uma "armação política" na votação da comissão, recorreram ao STF após anúncio de que a escolha dos parlamentares seria por voto secreto.

Nesta quarta-feira estava prevista na Câmara uma eleição suplementar para concluir a escolha dos 65 membros da comissão especial.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet