Notícias / Água Boa

08/12/15 às 13:34

Sejudh visita escolas e cadeias para debater política sobre drogas

Trabalho foi realizado durante todo o ano e percorreu escolas municipais, estaduais, cadeias públicas, centros socioeducativos e penitenciárias de diversas cidades mato-grossenses

Rodrigo Maciel Meloni | Sejudh-MT

Imprimir Enviar para um amigo
 Água Boa, Barra do Garças, Rondonópolis, Juína, Pontes e Lacerda, Campo Novo do Parecis e Cáceres. Estes são apenas alguns dos municípios mato-grossenses que receberam a equipe técnica da Superintendência de Política sobre Drogas da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Supod/Sejudh) durante 2015.  O objetivo das visitas é construir um diagnóstico para a elaboração do Projeto de Prevenção e Redução de Danos ao Uso de Álcool e Outras Drogas no sistema penitenciário e socioeducativo.

O trabalho, sempre executado em parceria com as equipes técnicas das secretarias de Saúde municipais, mira públicos vulneráveis e que se encontram em situação de risco, como adolescentes de comunidades carentes. “Por isso visitamos as escolas públicas também, para iniciar desde cedo o trabalho de combate ao uso de drogas”, explicou o gerente de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas, Neio Lúcio Monteiro Lima. A equipe, formada pela assistente social Débora Ferreira Pimenta e pela psicóloga Eunice Teodora dos Santos atua em escolas municipais e estaduais.

Em 2015, a equipe da Supod se reuniu com os servidores do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Juína, Cadeia Pública de Barra do Bugres, Cadeia Pública de Campo Novo dos Parecis, dentre outras unidades. “O trabalho se estendeu aos Centros Socioeducativos e cadeias públicas de outros municípios, atingindo um grande número de pessoas, e foi dirigido a todos: servidores, no sentido de capacita-los; e para os internos e seus familiares, como forma de alerta-los sobre os riscos do uso destas substâncias, além de informa-los sobre procedimentos que podem ajudar a evitar o consumo”, acrescentou Lima.

O trabalho de conscientização e prevenção promovido nas unidades penitenciárias e socioeducativas ultrapassa os muros das cadeias, é levado em muitas cidades para toda a população. “As informações passadas nas reuniões e visitas feitas às escolas municipais e estaduais chegam a quase todas as casas por meio dos estudantes, que repassam o conhecimento adquirido em sala de aula para irmãos, pais, primos; enfim, toda a família”, afirmou a assistente social da Sejudh, Débora Ferreira Pimenta.

Tais encontros, realizados com os educadores das redes municipal e estadual de ensino, foram significativos para que o Governo Estadual pudesse elaborar o Projeto de Prevenção as Drogas. A Escola Municipal de Educação Básica Antônia Tita Maciel de Campos, localizada no bairro Jardim Florianópolis, um dos bairros mais carentes de Cuiabá, participou da elaboração do Projeto Piloto de Prevenção às Drogas.

Em uma fase mais adiantada, foram envolvidos no trabalho os Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) do bairro Boa Esperança, um dos mais populosos da capital e que enfrenta sérios problemas na área da segurança devido ao alto consumo de drogas entre jovens e adolescentes; além de Conselhos Comunitários de Segurança do 2º maior município do estado, Várzea Grande. As reuniões feitas com estes atores foram acompanhadas de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT).

Nas reuniões promovidas com os gestores da Escola Estadual Francisco A. Ferreira Mendes participaram a Polícia Militar (PM), Conselho Tutelar (CT) e assistentes sociais, que vão atuar diretamente nesta unidade escolar. “A parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi essencial para o sucesso do projeto de prevenção ao uso de drogas direcionado aos alunos das escolas municipais e estaduais”, destacou o secretário Adjunto de Justiça, Luiz Fabrício Vieira Neto.

As escolas estaduais Pascoal Ramos, localizada no bairro Pascoal Ramos, e José de Mesquita, situada na Rua Barão de Melgaço, ambas em Cuiabá, também foram visitadas. O Albergue Municipal de Cuiabá, que realiza importante função no atendimento psicossocial de pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como encaminhamento para emissão de segunda via de documentação, higienização, valorização pessoal, encaminhamento para tratamento de saúde, dentre outros serviços prestados, também executou parceria com a Supod.

Desafios
O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos Márcio Dorilêo destacou que o trabalho executado pela Sejudh nesta área é verticalizado com o da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça (MJ), e que as expectativas dos gestores locais acompanham a do secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Guilherme Paiva.

“Buscamos a definição de novos indicadores para a política de drogas a fim de incluir novas métricas de avaliação do sistema internacional de controle de drogas, para além dos tradicionais indicadores de oferta, como apreensões de drogas e prisões. Pois como bem disse Paiva, existe a necessidade de se caminhar para uma discussão que inclua indicadores relacionados a serviços, a cuidados, a acesso a medicamentos e a outras questões de saúde relacionadas ao uso de drogas".

O titular da Sejudh ressaltou que entre as principais contribuições feitas por este tipo de trabalho, executado pela Superintendência de Política sobre Drogas da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Supod/Sejudh), em conjunto com parceiros e a sociedade civil organizada, seja por meio de reuniões ou consultas, estão o aprimoramento das políticas de prevenção em matéria de drogas.
“Conseguimos desenvolver com maior qualidade programas transversais, multidisciplinares e integrados; ampliando e fortalecendo as redes públicas de saúde e de assistência social; promovendo em municípios as diretrizes internacionais para prevenção do consumo de drogas entre crianças, adolescentes e adultos jovens; além de estimular o fortalecimento da formação de profissionais para prevenção ao uso prejudicial e cuidado”, afirmou o gestor estadual.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet