Notícias / Policial

07/12/15 às 12:18

Mais de 150 pessoas foram indiciadas em inquéritos da Defaz

Luciene Oliveira

Assessoria PJC

Imprimir Enviar para um amigo
A Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra Administração Pública (Defaz), da Polícia Judiciária Civil, deflagrou dez operações que levaram a prisão de 62 pessoas e concluiu 140 inquéritos, sendo a maioria, inseridos na operação “Karcharias”, lançada em maio pela Segurança Pública para conclusão 200    investigações  conduzidas pela unidade e também no interior do Estado, relacionadas à crimes de corrupção, tributários e contra administração.
 
As ações da Defaz, realizadas entre os meses de janeiro a novembro, culminou no indiciamento de 157 pessoas investigadas em crimes de fraude em licitações,  cometidos por prefeituras;  sonegação fiscal; corrupção ativa e passiva; concussão; peculato;  falsificação de documentos públicos e privados; inserção de dados falsos no sistema de informações; supressão de documentos públicos, falso testemunho, associação criminosa, entre outros.
 
"Essa delegacia sempre desenvolveu trabalhos muito importantes tanto para Segurança Pública quanto para sociedade mato-grossense civil. Vejo a Delegacia com muita expectativa, com muita vontade de fazer a diferença e com muita vontade de atender esse anseio da sociedade que é combater esse crime de colarinho branco, de forma que a gente espera é ter condições de aperfeiçoar melhor, de qualificar nossos profissionais, de melhorar nosso recurso humano e ter melhor instalações físicas para que possamos efetivamente prestar esse serviço", destacou a delegada Cleibe Aparecida de Paula, titular da Defaz, que comanda a unidade com apoio de mais quatro delegados, 22 investigadores, 11 escrivães e 10 digitadores.   
 
Pela Defaz tramitam mais de 400 inquéritos, sendo 250 considerados prioritários.  Conforme a delegada Cleibe houve um esforço de toda a equipe para alcançar a meta da operação Karcharias que era concluir 100 inquéritos “Conseguimos ultrapassar essa meta e chegar a 135 inquéritos concluídos”, afirmou.
 
A operação Karcharias  foi lançada com objetivo de concluir 100 inquéritos em trâmite na Delegacia Fazendária e 100 nas delegacias do interior. As unidades  finalizaram  a operação com 229 inquéritos, sendo 135 pela Fazendária e 94  nas delegacias do  interior de Mato Grosso.
 
Dentro da “Karcharias", a Delegacia Fazendária deflagrou  sete operações, sendo elas: a operação Protocolo (corrupção ligada a processos no Intermat); Revelatio (fraudes contra as finanças públicas e licitação em concurso público  da prefeitura de Planalto da Serra); Pula Pula (esquema para agilizar transferência de veículos no Detran); Leverger para Todos ( fraudes no pagamento a prestadores de serviços);  Certificado (uso de documento falso e falsificação de documento para exercício ilegal de odontologia); Sodoma (irregularidades na concessão de incentivos fiscais do Prodeic), BB Pag II (desvio de dinheiro da conta única do Estado), e Tredo (fraudes no Sistema de Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) da Sefaz).
 
Todas as investigações tiveram como alvos servidores e ex-servidores públicos, empresas e pessoas que cometeram alguma fraude para obter vantagens e desvio de dinheiro do Estado. As operações contam com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e parcerias de instituições como a Controladoria Geral do Estado, Ministério Público  e  o Poder Judiciário. 
 
“Esperamos fazer aquisição de novos profissionais, para que possamos debruçar nas investigações e assim termos  resultados maiores nessa delegacia em 2016”, concluiu a delegada Cleibe Aparecida de Paula.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet