Notícias / Concursos e Seleções

15/09/20 às 16:11

Governo Federal estima preencher mais de 50 mil vagas por meio de concursos públicos em 2021

Orçamento da União prevê oportunidades para diversos cargos, em várias áreas

Amanda Mathias

AguaBoaNews / São Paulo

Imprimir Enviar para um amigo
Governo Federal estima preencher mais de 50 mil vagas por meio de concursos públicos em 2021

Foto: Assessoria

Segundo informações do Gran Cursos Online, empresa especializada na capacitação de candidatos para concursos públicos no Brasil, o Governo Federal encaminhou o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021 ao Congresso Nacional. A proposta tem previsão de criação e provimento de 53.111 cargos públicos.

O PLOA indica a previsão para criação e provimento de cargos públicos, não se trata de autorização de concursos. Para que seja confirmado, o projeto necessita ser votado pelo Congresso Nacional e está passível de revogação. De acordo com o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, o texto não fala sobre eventual prorrogação do estado de calamidade pública, reconhecido pelo Congresso em razão da pandemia de Covid-19 e válido até dezembro.

Divisão no três poderes 

As vagas são divididas com base no três poderes: executivo, legislativo e judiciário. No executivo, a proposta orçamentária estima abertura de 48.272 postos. Na sua maioria, a área da educação pretende abrir 33.829 vagas. Contudo, também serão contemplados 12.325 postos para cargos, funções e gratificações. A área militar, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a Polícia Militar do Distrito Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal estão previstas.

No judiciário, a previsão é de 3.556 vagas,  com 1.154 em novos postos e 2.402 para preenchimento. Serão contemplados o  Supremo Tribunal Federal (STF), o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), a Justiça Federal, a Justiça Militar da União, a Justiça Eleitoral, a Justiça do Trabalho e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e territórios.


Já para poder legislativo, o orçamento conta com 140 vagas previstas, que tange o concurso do Senado Federal, vagas para a Câmara dos Deputados e para o Tribunal de Contas da União (TCU).
 
Vagas previstas no orçamento de 2021
 
Cargo Número de vagas
Poder Executivo 48.272 vagas (todas para provimento)
Poder Judiciário 3556 vagas (1.154 para criação; 2.402 para provimento)
Poder Legislativo 140 vagas (todas para provimento)
Defensoria Pública da União 1.016 vagas (1.011 para criação; 5 para provimento)
Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público 127 vagas (todas para provimento)

Sobre o Gran Cursos Online 
O Gran Cursos Online oferece comodidade, economia e ganho de tempo aos concurseiros que não podem frequentar aulas presenciais e/ou não têm acesso a escolas preparatórias nas localidades onde residem. A equipe pedagógica possui décadas de experiência em concursos e é formada por professores  renomados, que trabalham nos principais órgãos públicos, autarquias, empresas estatais e instituições públicas do Brasil. A proposta da empresa é oferecer educação transformadora e de qualidade ao maior número de alunos do Brasil, formando profissionais qualificados para servir à sociedade.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet