Notícias / Governo de MT

05/12/15 às 09:43

Demandas: Secretários recebem lideranças do Parque Nacional do Xingu

Luciana Cury | Gcom-MT

Imprimir Enviar para um amigo
Demandas: Secretários recebem lideranças do Parque Nacional do Xingu

Liderado pelo cacique kayapó Megaron Txucarramãe, grupo pede apoio para a reforma emergencial da balsa do Rio Xingu

O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, e o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, receberam nesta sexta-feira (04.12) 11 líderes indígenas do Parque Nacional do Xingu. O grupo, liderado pelo cacique kayapó Megaron Txucarramãe, reivindica apoio do Governo do Estado na reforma emergencial da balsa que realiza o transporte de carros e caminhões sobre o Rio Xingu.

As condições de trafegabilidade da MT-322 (antiga BR-080), especialmente no trecho que corta o Parque Nacional do Xingu, foi outro ponto relatado pelos indígenas. “Cheio de atoleiros e as duas pontes que existem dentro do parque já estão com madeira e estrutura comprometidas”, relatou o cacique.

Para melhorar as condições da rodovia, o secretário de Infraestrutura informou que o Governo do Estado doou óleo diesel e repassou recursos do Fundo de Transporte e Habitação do Estado (Fethab) à prefeitura de São Félix do Xingu para que a administração municipal realize obras de reparos nas estradas. “Além disso, emprestamos maquinários para que esse serviço de melhoramento da estrada seja feito”, explicou Duarte.  Ainda sobre a MT-322 o secretário de Infraestrutura se comprometeu em defender junto à bancada federal de Mato Grosso a federalização da rodovia.

Como resposta ao pedido de reforma da balsa utilizada para a travessia de veículos, o secretário-chefe da Casa Civil informou que até fevereiro de 2016 a empresa que for contratada para realizar o reparo na embarcação terá começado o serviço.

Na oportunidade, o grupo reforçou o pedido de ter na Superintendência de Assuntos Indígenas um nome indicado por eles. Para isso, entregaram uma lista com quatro nomes indicados por pelo menos 120 índios que integram o Parque Nacional do Xingu. “Quanto a isso irei tratar pessoalmente com o governador, assim que ele retornar da agenda que está cumprindo em Paris, para saber que resposta daremos ao povo indígena do Xingu”, afirmou Paulo Taques.  

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet