Notícias / Governo de MT

02/12/15 às 23:30

Governador destaca importância profissional e compromisso dos policiais militares

Dana Campos | PM-MT

Imprimir Enviar para um amigo
O governador Pedro Taques destacou a importância do policial militar para a sociedade e o compromisso assumido por esses profissionais, durante a aula inaugural do 30º Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFSD) – Tecnólogo em Segurança Pública, realizada nesta quarta-feira (02.12).

Na presença de 726 alunos soldados e demais autoridades civis e militares, o governador falou sobre a meta do Governo do Estado de tornar a Polícia Militar do Estado uma das melhores do país. “Quero aqui assumir o compromisso de transformar as forças de segurança pública de Mato Grosso em uma das melhores do Brasil. Não somente em equipamentos, materiais que vamos adquirir, mas, sim, no respeito que cidadão terá ao ver um policial militar nas ruas, nos bairros, nas cidades”, disse Taques.
Durante a palestra, ao discorrer sobre a Constituição Federal, o governador indagou os alunos sobre os motivos que levam um cidadão a cometer um crime. Duas foram as explicações: consenso sobre a falta de oportunidade e comportamento de confronto com as regras impostas a todos, como ganância, corrupção e maldade.

“São nesses momentos, em que a falta de oportunidade ou a maldade de um cidadão leva-o à prática do crime, que vocês terão que fazer cumprir o que prega a Constituição Federal”, disse Taques, destacando sobre o compromisso de o policial estar à serviço da sociedade.

O comandante-geral da PM, coronel Zaqueu Barbosa, também falou sobre o papel social do policial, bem como a dedicação que esse profissional deve ter diante da sociedade. “A Polícia Militar não é um emprego, não é estabilidade, não é um simples trabalho. É muito mais que isso. É comprometimento. É abdicar da família em prol da sociedade. É amar a farda”, disse Zaqueu, ao dar as boas-vindas aos alunos soldados.

O 30º CFSD conta com 1.336 alunos matriculados, sendo 726 no núcleo regional de Cuiabá e 610 em outros 13, distribuídos pelo interior do Estado (Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Nova Mutum, Sorriso, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Juína, Primavera do Leste e Vila Rica).

Serão dez meses de curso, totalizando 1.850 horas/aula. Dentre as disciplinas que serão aplicadas estão: Direito, Administração, Psicologia, Educação Física, Busca Pessoal, Técnica Geral de Policiamento, Tiro e Abordagem.

Ao final, já formados, os novos soldados receberão o certificado de tecnólogo em segurança pública. Dentro do catálogo de cursos do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o CFSD conquistou, nessa segunda-feira (1º), o reconhecimento do Conselho Estadual de Educação.  

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet