Notícias / Agropecuária

02/08/20 às 15:59

Começa campanha de vacinação contra a febre aftosa na ilha do Bananal

Por causa dos transtornos comuns no período de chuvas, rebanho que fica dentro da ilha é vacinado em época diferente do restante do estado. Campanha segue até o fim setembro.

Redação AguaBoaNews

G1/TO

Imprimir Enviar para um amigo
Começa campanha de vacinação contra a febre aftosa na ilha do Bananal

Campanha de vacinação contra febre aftosa começou na ilha do Bananal

Foto: Lenito Abreu/Ascom Adape

Por causa dos transtornos comuns no período de chuvas, rebanho que fica dentro da ilha é vacinado em época diferente do restante do estado. Campanha segue até o fim setembro. Campanha de vacinação contra febre aftosa começou na ilha do Banana.

Começou neste sábado (1º) a campanha de vacinação contra a febre aftosa em bovinos na ilha do Bananal. O local é a maior ilha fluvial do mundo e tem a campanha em período diferente do restante das propriedades rurais do estado por causa do período de chuvas intensas que alagam parte das estradas anualmente.

A ilha faz divisa com as cidades de Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Araguaçu, Cristalândia, Dueré, Caseara e Pium, todas no sul e sudoeste do Tocantins. Este ano a meta é imunizar aproximadamente 100 mil cabeças de gado em 344 retiros. A campanha segue até o dia 30 de setembro.
 
 

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em 2019 foram vacinados 116.796 animais na ilha. Mais de 90% das imunizações foram feitas pelos técnicos da Adapec, mas a agência contra com o apoio das equipes da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) em áreas que são mais facilmente acessadas a partir dos territórios destes estados.

Parte dos retiros fica dentro das reservas indígenas que estão espalhadas pela ilha e por isso o cuidado deve ser reforçado, já que a população indígena é considerada mais vulnerável ao novo coronavírus. No restante do estado, os animais são vacinados em duas campanhas anuais, nos meses de maio e novembro.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet