Notícias / Tecnologia

31/07/20 às 09:33

A Nasa acabou de enviar um helicóptero para Marte

Por Marcelo Ribeiro, hypescience.com

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
A Nasa acabou de enviar um helicóptero para Marte

Foto: Crédito: Nasa JPL/Youtube

A Nasa lançou hoje a missão Perseverance rover para Marte. E, na barriga do veículo terrestre o pequeno “helicóptero de Marte” repleto de instrumentos científicos.

Objetivo

Toda essa engenhosidade tem o objetivo de nos proporcionar uma nova perspectiva do planeta vermelho permitindo o estudo de falésias e crateras que os veículos terrestres não podem acessar.

Helicóptero de marte
O helicóptero e seu rover “mãe”: simulação. Crédito: Nasa JPL/Youtube

Especificações
 
O helicóptero tem hélices de fibra de carbono que giram oito vezes mais rápido do que helicópteros aqui na Terra — a 2,4 mil rotações por minuto — já que a atmosfera de Marte é cem vezes menos densa do que a nossa, informa a BBC.


O lançamento do rover junto com o helicóptero para marte em um foguete Atlas V. Crédito: Nasa

O drone científico carrega células solares fotovoltaicas, baterias, duas câmeras (uma colorida e outra monocromática) sistemas de navegação e operacionais… toda essa parafernália em um veiculo voador do tamanho de um pinscher que pesa 1,8kg.

Helicóptero de marte
Simulação do helicóptero sobrevoando a superfície marciana. Crédito: Nasa JPL/Youtube
 
Quem pilotará o helicóptero?

Naturalmente Marte é muito distante da Terra para que o drone seja pilotado e tempo real por um humano (um sinal enviado da Terra pode levar entre 3 e 22 minutos para chegar lá, dependendo da posição dos planetas em suas órbitas), portanto cada uma de suas rotas será enviada antecipadamente daqui da Terra e o helicóptero voará de maneira autônoma e sem supervisão.


A sonda terrestre Perseverance rover. Crédito: Nasa

Se a missão for um sucesso é possível que enviemos mais destes helicópteros para Marte no futuro pois eles podem servir como olheiros para futuras missões humanas.
 
Helicóptero de marte
Uma simulação mostrando o helicóptero tirando fotos de locais que o rover não pode acessar. Crédito: Nasa JPL/Youtube

Helicóptero de marte
Teste de voo do helicóptero de Marte. Crédito: Nasa JPL/Youtube

Veja o vídeo de apresentação do helicóptero de Marte

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Curso para Agentes da Pastoral da Ecologia

A Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá vai promover mais um Curso para a formação de Agentes, multiplicadores, a ser realizado nos dias 26 de Maio, 02 e 16 de Junho, no Auditório da Livraria Paulinas...

 
 
 
 
Sitevip Internet