Notícias / Agricultura

24/07/20 às 12:54

Estado e Coopernova assinam parceria para transferência de embriões

Naiara Martins | SEAF-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Estado e Coopernova assinam parceria para transferência de embriões

Foto: Seaf

O Governo de Mato Grosso e a Cooperativa Agropecuária Mista Terranova Ltda – COOPERNOVA, assinaram nesta quinta-feira, 23.07, no município de Terra Nova do Norte, o Termo de Cooperação para a execução do programa de transferência de embriões. Com a assinatura, a Cooperativa se torna parceira da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) na execução do Programa ‘MT Produtivo Leite’, que reúne uma série de investimentos, entre eles, a doação de material genético para a renovação do rebanho leiteiro.  
 
O termo firmado pelo secretário da SEAF, Silvano Amaral, o presidente da COOPERNOVA, Daniel Silva, e o vice-presidente Milton Dalmolin garantirá o atendimento dos agricultores familiares localizados na região Norte e interessados em investir no melhoramento genético das matrizes. Estão previstas a entrega de 800 prenhezes. A estratégia da SEAF é utilizar a organização regional e o conhecimento técnico das cooperativas para expandir o atendimento ao agricultor.
 
A aposta do programa é garantir que os produtores tenham acesso a animais geneticamente superiores, que irão assegurar a formação de novos rebanhos com maior potencial produtivo. A inserção de boas práticas para o manejo das propriedades também faz parte do programa.
 
No total, a parceria entre Estado e Cooperativas prevê a entrega de quatro mil prenhezes à Agricultura Familiar de Mato Grosso. As prenhezes serão obtidas a partir da transferência de embriões para as matrizes receptoras, pré-selecionadas no rebanho do próprio produtor. Nas transferências serão utilizados embriões produzidos com sêmen sexado de fêmea, da raça Girolando Meio Sangue (CCG 1/2 – Cruzamento com Controle de Genealogia).
 
Para cada prenhez adquirida pelo Governo do Estado, a cooperativa irá financiar a compra de mais uma para o produtor. O financiamento da segunda prenhez será contratado direto pelo produtor junto a cooperativa, em condições acessíveis. A raça definida pelo Programa ‘MT Produtivo Leite’ é reconhecida pela alta produtividade, rusticidade, precocidade, longevidade e fertilidade, além da capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e ao clima do Centro Oeste.
 
Na região Araguaia, o programa de transferência de embriões está sendo executado em parceria com a Cooperativa CAMPILEITE (Cooperativa dos Produtores de Campinápolis), do município de Campinápolis, e prevê a entrega de 400 prenhezes.
 
O programa tem o acompanhamento técnico da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), que atua na orientação aos produtores sobre o manejo sanitário e nutricional do rebanho, entre outras ações que deverão ser desenvolvidas na propriedade. Entre os critérios para a seleção dos produtores beneficiários estão a vocação para a lida com o leite e a capacidade de manejo sanitário e nutricional (condições de boa alimentação) das matrizes.
 
Em números, a COOPERNOVA reúne mais de 2,5 mil associados, capta uma média de 4,5 milhões de litros/mês em 32 municípios mato-grossenses e outros três do Pará. Entre seus principais produtos estão o queijo mussarela, queijo prato, manteiga, requeijão, doce de leite, nata, provolone, iogurte, bebida láctea, leite condensado, leite em pó e soro em pó. Parte da produção é consumida em Mato Grosso, e outra parte distribuída entre os estados do Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Paraná e Minas Gerais. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet