Notícias / Justiça

17/07/20 às 20:35 / Atualizada: 17/07/20 às 21:13

Justiça afasta prefeita de São Félix do Araguaia (ver decisão na íntegra)

Justiça afasta prefeita de São Félix do Araguaia (ver decisão na íntegra)

Janailza, a prefeita que sofre afastamento judicial

Foto: Facebook de Janailza Taveira

Janailza Taveira (SD) prefeita de São Félix do Araguaia foi afastada hoje, 17, do cargo, por 15 dias, por determinação do juiz da 2ª Vara daquela cidade, Ivan Lúcio Amarante. O afastamento começa a contar tão logo Janailza tome conhecimento da decisão. Além do afastamento a prefeita ainda enfrentará o julgamento por uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Câmara, que no próximo dia 23,  votará o pedido de sua cassação por improbidade administrativa. Janailza é a segunda vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

O afastamento é resultante de uma ação civil pública proposta por Thais Mani Bezerra de Sousa, que a acusa de dificultar, embaralhar e pressionar integrantes de uma Comissão Processante da Câmara, que a investigou. Thaís Mani é o que se chama de figura do povo, nas ações contra políticos.

Boamidia telefonou para Janaílza e lhe enviou mensagem de WhatsApp, mas não teve retorno.

O juiz que a afastou notificou a Câmara, para que dê posse ao vice-prefeito José Divino Martins da Rocha, o Zé Divino (PMB). Amarante, também determinou que Zé Divino encaminhe cópias da ação à Procuradoria de Justiça, à Corregedoria do Tribunal de Justiça, à Polícia Civil local e ao Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO) do Ministério Público.

CPI – No próximo dia 23 uma CPI da Câmara de São Félix define o futuro político de Janailza. Os nove vereadores votarão um relatório que será apresentado pela vereadora Patrícia Paiva (PSD), sobre uma denúncia de improbidade administrativa na construção de pontes. Hoje, por telefone, Patrícia desconversou sobre o relatório limitando-se a dizer que se trata de denúncias muito graves. A vereadora argumentou que antes de falar com a reportagem discutiria com sua assessoria jurídica e com a presidente da Câmara, Rita Gomes (MDB),  o que deveria ou não dizer.


DOMINÓ – Em 26 de junho, a Câmara de Aripuanã cassou o prefeito Jonas Canarinho (PSL), por improbidade administrativa. Canarinho é secretário-geral da AMM, função essa que não exige que o ocupante seja prefeito. O presidente da entidade, Neurilan Fraga (PL) também não é prefeito.  Com o afastamento de Janailza a entidade passa a contar em sua diretoria com três figuras que não exercem mandato de prefeito.
 
SÃO FÉLIX – O município de São Félix do Araguaia tem 11.708 habitantes. A cidade fica defronte a Ilha do Bananal, em Tocantins, e ao seu lado o rio das Mortes deságua no Araguaia. São Félix dista 650 quilômetros de Barra do Garças, que é o polo regional do Vale do Araguaia.

Atualização: Prefeita Janailza Taveira esclarece que ainda não foi notificada da decisão judicial de afastamento ver AQUI

Veja abaixo a decisão judical na íntegra:

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet