Notícias / Agricultura

30/11/15 às 10:49

Veículos e equipamentos beneficiarão pequenos produtores de 21 municípios

Renata Prata

Gcom

Imprimir Enviar para um amigo
Veículos e equipamentos beneficiarão pequenos produtores de 21 municípios

Foto: Maria Anffe/Gcom-MT

A entrega de veículos e equipamentos para 21 municípios da região Oeste do estado foi realizada pelo governador Pedro Taques e pelo secretário de Agricultura Familiar Suelme Fernandes nesta sexta-feira (27.11). Os veículos garantirão assistência técnica aos pequenos produtores rurais da região, que é a maior na agricultura familiar do estado. Grande parte das 104 mil famílias que vivem da produção de hortifruti e da pecuária leiteira está na região Oeste e será beneficiada diretamente com os equipamentos entregues. Somente em Mirassol D’Oeste, onde aconteceu o evento, tem 100 pequenos produtores, sendo 30 agricultores orgânicos, além de 860 famílias que vivem em assentamentos.

Desejo antigo da população de Mirassol D’Oeste, a reforma da feira de agricultura familiar será realizada pelo governo do Estado, garantiu Taques. “É um compromisso que estou firmando com todos os cidadãos e que ajudará no desenvolvimento e aumento de renda para os pequenos produtores da região’. A reforma deve acontecer a partir do mês de março do próximo ano e a intenção é que o local seja transformado em uma mini Ceasa, que permitirá a comercialização de hortifrutigranjeiros de forma direta com os comerciantes, sem atravessadores para a negociação.

Taques agradeceu a dedicação da Secretaria de Agricultura Familiar, da Empaer e dos deputados da região, lembrando que este tipo de ação depende muito do apoio dos parlamentares estaduais e federais para liberação de recursos. Ele destacou ainda a parceria que estão sendo feitas com os municípios para o desenvolvimento do setor. “Não iremos abandonar nunca a agricultura familiar e vamos conseguir transformar esta região por meio dos pequenos produtores. A entrega dos veículos para a agricultura familiar é uma prova do trabalho do governo junto aos municípios” O governador afirmou que a gestão está trabalhando para buscar benefícios ao pequeno produtor, com ações como o fortalecimento da Empaer, a entrega de veículos e equipamentos que garantam a assistência técnica, a reestruturação do Ceasa e os programas de crédito.  

Fortalecendo a agricultura familiar
Os municípios contemplados do consórcio Vale do Guaporé e Nascentes do Pantanal receberam mais de R$ 1 milhão em equipamentos e veículos, adquiridos por meio de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e contrapartida do Estado. Em novembro já foram investidos R$ 2,5 milhões em entregas de matérias para o fortalecimento das secretarias de agricultura do interior, possibilitando que estas unidades possam atender aos pequenos agricultores in loco.

O fortalecimento da agricultura familiar no estado, com a criação de secretaria específica da área, a Seaf, por iniciativa do governador foi ressaltada pelo secretário da área, que garantiu que todas as regiões receberão investimentos que trarão incentivos e desenvolvimento ao pequeno produtor, criando soluções para que os técnicos possam atender de forma mais eficaz o agricultor no campo. “A agricultura familiar é prioridade nesse governo, os pequenos são os que mais precisam do estado e nós temos um compromisso com eles. Estes veículos são para que os técnicos possam chegar na ponta, visitando os assentamentos, é para sempre estar sujo de barro”, destacou Suelme Fernandes.

Desenvolvimento microrregional
As políticas públicas de incentivo às microrregiões, que aumenta a arrecadação em municípios menores, foi exaltada pelo prefeito Elias Mendes Leal como uma das principais marcas da gestão estadual. “Com a entrega dos equipamentos as secretaria de agricultura dos municípios terão mais condições de apoiar os produtores em seus projetos transferindo tecnologia, facilitando a comercialização e os projetos. “Quero agradecer ao Taques por ter vindo a Mirassol d’Oeste”.
A agricultura familiar é a principal economia da região, voltada principalmente à pecuária de leite e comercialização de hortaliças. E a entrega de equipamentos ajudarão muito no atendimento a estes pequenos produtores, comemora o chefe da Empaer em Mirassol d’Oeste, Milton Antônio da Silva, lembrando também que o fortalecimento da instituição também ajudará a atender de forma mais satisfatória os agricultores. “Estes veículos cedidos aos municípios ajudarão muito estes pequenos produtores. Nós sabemos de sua dificuldade, já que estamos em contato com grande parte destes produtores pelo fato de Mirassol ser responsável pela DAP – declaração de aptidão ao Pronaf”.

O fortalecimento da agricultura familiar abrange não só os produtores mas toda a sociedade, pois a qualidade dos alimentos é sinônimo de boa saúde da população, explica o agricultor Vanderlei Felipe, que há 11 anos trabalha na produção de hortifruti. “Tem que ter esse incentivo do governo pois somos nós que levamos o alimento de boa qualidade, uma alimentação mais saudável as famílias. Se tivesse tido esses investimentos antes com certeza teríamos um Brasil melhor. Quero continuar até quando estiver dando certo, a produtividade estiver boa”.

Entrega de equipamentos
Os equipamentos foram repassados às prefeituras por meio de termo de cessão. Foram entregues pelo Estado 11 carros, 2 caminhonetes 4x4 cabine dupla, 10 carros utilitários pick-up, 21 motocicletas, 23 aparelhos de GPS, 23 câmeras digitais e 23 notebooks para auxiliar as secretarias municipais de agricultura na assistência técnica aos pequenos produtores.

Os veículos possuem adesivos de orientação para que a população fiscalize o uso do bem público, que tem emprego exclusivo para a agricultura familiar. Para denunciar o mau uso dos equipamentos ou utilização em propriedades particulares, o cidadão pode discar gratuitamente para o número 162, na Ouvidoria do Estado.

As cidades da região Oeste contempladas são: Araputanga, Cáceres, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Vale de São Domingos e Vila Bela de Santíssima Trindade.

A solenidade, que contou com um grande número de populares, teve a presença do deputado federal Ezequiel Fonseca e deputados estaduais Leonardo Albuquerque e Wancley Carvalho. Também prestigiaram a entrega os secretários adjuntos Paolla Reis, da Casa Civil e Antônio Carlos Figueiredo, de Articulação Regional, além de prefeitos e secretários municipais da região. 
  • Veículos e equipamentos beneficiarão pequenos produtores de 21 municípios

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet