Notícias / Negócios

26/11/15 às 23:28

Aquecedores a gás podem gerar mais economia

Marina Fernandez

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O chuveiro elétrico é um dos itens que mais consomem energia dentro de casa. De acordo com dados dos Estudos da Eficiência Energética (EPE) de 2005, ele foi responsável pelo gasto de 22,2% do total consumido durante um mês, o maior índice se comparado aos outros eletrodomésticos.
 
Desde então, essa porcentagem diminuiu graças à expansão da malha de gás natural residencial. O novo sistema fez com que os chuveiros elétricos tivessem um consumo de 18% em 2012, queda que reflete diretamente no bolso do brasileiro, ainda mais em tempos de crise.
 
A alternativa dos consumidores é, então, investir em aquecedores a gás, que aumentam a eficiência energética a fim de reduzir os custos e o desperdício. Esses equipamentos, portanto, têm como foco otimizar o uso da energia e ainda garantir mais conforto na hora do banho ou em tarefas domésticas que requerem água quente.
 
Como escolher o aquecedor a gás ideal?
Ao escolher um aquecedor, é necessário avaliar a quantidade de chuveiros presentes na casa e o quanto de água é consumida. Desta forma, é possível escolher um aparelho com o tamanho ideal para conseguir atender com eficiência às necessidades de toda a família, seja ela grande, seja pequena.
 
No mercado, existem basicamente dois tipos de aquecedores a gás: de passagem e por acumulação. Cada um com suas especificidades, mas com a mesma função e qualidade, já que a única mudança entre eles está presente no sistema e no modo como a água é aquecida.
 
O primeiro tipo aquece a água por meio de um sistema de serpentina, localizada em torno de uma câmara de combustão. Pela tubulação, que dá várias voltas, o líquido passa e recebe o calor aos poucos. Apesar de ser um pouco mais demorado, a água já sai na temperatura ideal para ser utilizada.
 
Já os aquecedores por acumulação, também chamados de boilers, funcionam com um reservatório que comporta a água e, a partir de então, ela é aquecida. Ao contrário do que acontece no modelo de passagem, um cilindro vertical abriga o queimador, no centro do compartimento. Para que a água se mantenha quente, a chama não se apaga e pode ser controlada conforme a temperatura escolhida.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet