Notícias / Água Boa

07/07/15 às 18:38 / Atualizada: 07/07/15 às 23:22

Em pleno aniversário, Água Boa recebe de presente dano ambiental na área urbana da cidade

Clodoeste Kassu

Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Em pleno aniversário, Água Boa recebe de presente dano ambiental na área urbana da cidade

Clodoeste Kassu

Foto: Água Boa News

A cidade de Água Boa recebe como presente em pleno aniversário do município um dano ambiental irreparável em uma encosta de uma Área de Preservação Permanente (APP), onde está sendo jogado junto com entulhos, todo tipo de lixo. São centenas de metros cúbicos. Vários caminhões desova o material no local, e quando está lotado, uma máquina empurra para as margens do córrego. A localidade desta movimentação criminosa fica há poucas quadras da prefeitura, câmara municipal, delegacia de polícia e da promotoria pública: máximo de 500 metros. O dano está sendo praticado a cerca de três meses.

No cadastro da prefeitura o lote está no nome de Damião Aureliano de Castro de 54 anos conhecido por Pernambuco e foi vendido para Osvaldo Silvério de 64 anos que está aterrando o imóvel para construir uma casa. Para as empresas que trabalham com caçambas de retirada de entulhos é um ótimo negócio: recebem R$ 10 por cada viagem levada.

Ao lado, a área é da prefeitura e foi realizado um projeto de recuperação ambiental para conservar a encosta com o plantio de árvores centenárias como Jatobá, Angico, Teka, entre outras. Foi construída uma cerca de arame e uma placa foi instalada pedindo proteção ao local.

Nesta manhã de terça-feira, enquanto a reportagem estava no local, um caminhão chegou e devido a nossa presença passou direto e não descarregou, sinal que sabiam da irregularidade. Logo após a nossa saída uma máquina chegou para empurrar o lixo e evitar o flagrante de alguma fiscalização. Ao Água Boa News o proprietário relatou que não foi orientado por nenhuma autoridade e que vai construir uma casa. Disse estar seguro haja vista que uma retro-esvadeira da prefeitura já trabalhou empurrando o entulho.

O Gerente de Urbanismo Gilmar Giacomolli recebeu gentilmente a reportagem e por telefone fez vários encaminhamentos para cessar o dano.

Em 2008 devido a uma voçoroca por medida de segurança aos moradores uma casa foi interditada. A erosão já havia devorado o quintal da casa e abocanhava a cozinha. O proprietário Sr. Décio ficou no prejuízo.  

Na época o município era adminitrado pelo  prefeito Maurício Cardoso Tonhá foi uma luta buscando recursos onde foi  investido uma fortuna para resolver os problemas de erosão em vários pontos da cidade. (ver reportagem AQUI)

  A localidade fica na Rua 6 com a Rua 21 no Bairro Operário. A nascente é afluente do Ribeirão do Vau.

Ver galeria de imagens AQUI

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por valdemar, em 07/07/15 às 20:22

    Será que a partir dessa e de muitas outras denuncias que todo dia a midia nos coloca a par,que as "autoridades" vão fazer algo na PRATICA em prol do nosso MEIO AMBIENTE??!!??!!???

 
 
 
Sitevip Internet