Notícias / Empresas

09/06/20 às 16:24

Sebrae vai preparar empresas para buscar investidores

Com inscrições abertas, Capital Empreendedor prepara empreendedores para captação de recursos

Renan Araujo

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sebrae vai preparar empresas para buscar investidores

A startup dos biólogos Leonardo Foti e Maria Luiza Ferreira dos Santos foi selecionada na edição de 2019 e agora recebe mentorias

Foto: Divulgação

Um dos desafios para empresas inovadoras e startups é o acesso ao crédito para alavancar os negócios. Para auxiliar os empreendedores, estão abertas as inscrições para o Programa Capital Empreendedor, iniciativa do Sebrae para preparar negócios inovadores no âmbito de investimentos de risco.
 
As inscrições serão gratuitas. Os interessados receberão, após o lançamento nacional do programa, no dia 23 de junho, acesso para jogar o game Capital Empreendedor. Os 30 melhores classificados serão selecionados para participar do programa, com duração até o final do ano.
 
Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae/PR, detalha que o Programa é destinado a startups em fase de tração e empresas inovadoras que buscam investimentos externos para crescer.
 
“Elas serão selecionadas por meio do game e de banca de validação, que avaliarão o potencial da empresa e entendimento dos gestores sobre capital de risco. Serão avaliados também o perfil e o nível de maturidade dos negócios”, esclarece Elizandro.
 
No decorrer do Programa, haverá um novo corte. Dez, dos 30 empreendimentos capacitados, seguirão para a segunda etapa, com mentorias em modelos de negócios e comportamental.
 
As melhores classificadas no Paraná terão direito a participar da fase final, chamada Circuito de Investimento, em São Paulo, no mês de novembro. Na etapa, os participantes,  já com conhecimento robusto sobre como receber investimentos, terão a chance de apresentar seus negócios a investidores experientes do mercado. Das quatro empresas de maior destaque no Paraná que participaram da edição 2019, três receberam aportes após o circuito final.

A Hyla Biotec, de Curitiba, foi uma das startups finalistas de 2019. Fundada pelos biólogos Leonardo Foti e Maria Luiza Ferreira dos Santos, a empresa surgiu de um projeto da Fundação Oswaldo Cruz - Foti é funcionário do Instituto Carlos Chagas, unidade técnico-científica da FioCruz no Paraná.
 
Os pesquisadores desenvolveram um equipamento que consegue identificar a presença de um tumor por meio de um biomarcador presente no sangue em até vinte minutos (o tipo de câncer não é especificado e nem a sua localização, o que requer exames mais aprofundados).
 
“Somos da área técnica e participar do Capital Empreendedor nos ajudou na parte de negócios. Não tínhamos conhecimento da gestão financeira, por exemplo. Foi importante para desenvolvermos habilidades empresariais”, analisa Foti.
 
O empreendedor ressalta que as mentorias ajudaram a empresa a avançar e dialogar com o mercado. “Temos tido conversas importantes com possíveis investidores e fundos de investimento”, completa.
 
Etapa Paraná
A forma de funcionamento do Programa Capital Empreendedor será apresentada nas seis regionais do Sebrae/PR, de 12 a 19 de junho, com lives sobre o que é o Capital Empreendedor.
 
Oeste: 12/06 - 8h – Cascavel e região
Sul: 15/06 - 18h – Pato Branco e região
Centro: 17/06 - 19h – Ponta Grossa e região
Leste: 18/06 - 14h – Curitiba e Litoral
Norte: 18/06 - 18h – Londrina e região
Noroeste: 19/06 - 18h – Maringá e região

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet