Notícias / Agricultura

17/11/15 às 11:34 / Atualizada: 17/11/15 às 11:53

Circuito Tecnológico verifica preocupação de produtores com custos da safra 2015/16

Clima, crédito e câmbio também entraram na pauta das conversas de técnicos da Aprosoja nas propriedades rurais

O Circuito Tecnológico Etapa Soja visitou, durante duas semanas de outubro, quase 800 propriedades rurais em Mato Grosso, quando foram realizados mais de 460 questionários sobre diversos aspectos da produção agrícola. As 16 equipes que rodaram por todas as regiões do Estado percorreram mais de 23 mil quilômetros para verificar o andamento da safra de soja e ouvir as principais demandas dos produtores rurais.

“O resultado de mais esta expedição foi positivo, atingimos as metas estabelecidas. Porém, o mais importante foi ouvir os agricultores e verificar que este ano é diferenciado, as preocupações são latentes em relação ao clima, o crédito, custo e câmbio”, diz Nery Ribas, diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

As consequências desta união de fatores na safra de soja 2015/16, segundo Ribas, leva o produtor rural a ter o custo de produção comprometido. “Atualmente, o custo está entre 35 e 54 sacas, que é muito alto. A interrogação que ficou é sobre como será a próxima safra”, afirma.

As equipes técnicas coletaram ainda 408 amostras de sementes e 148 amostras de fertilizantes que serão analisadas em relação ao vigor, germinação e fitossanidade em grãos de soja e averiguação de formulados do fertilizante.

“A expedição também foi importante por levar as informações da Aprosoja para produtores rurais que ainda não a conheciam. Explicamos os principais projetos da associação, como o Referência, o Soja Plus e a parceria com a Polícia Civil, por meio do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO)”, explica Cristiane Bernini, analista de projetos da Aprosoja.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet