Notícias / Luto

29/03/20 às 22:51 / Atualizada: 29/03/20 às 23:41

Morre aos 80 anos a mãe dos Catireiros do Araguaia

Agência da Notícia com Camila Nalevaiko

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Morre aos 80 anos a mãe dos Catireiros do Araguaia

Dona Joana a Matriarca dos Catireiros do Araguaia estava com 80 anos; apresentação na Expovale me Água Boa em 2013

Foto: AguaBoaNews

Um grupo familiar que ficou conhecido nacionalmente como os Catireiros do Araguaia, formado pelo casal Orlando Fernandes e Joana de Araújo, juntamente com os seus filhos, integrando o projeto cultural da catira, estão netos e bisnetos, perdeu a mãe do Grupo dona Joana que tinha 80 anos. Ela faleceu em um sítio em Araguaiana (MT), onde segundo informações tratava de um problema de saúde. 

O barulho dos pés nos chãos se calou diante da perca da mãe dos catireiros, que levou a catira e também Barra do Garças e toda a região do Araguaia a ficar conhecida nacionalmente com apresentações culturais que deixavam os que conheciam e os que não conheciam a catira, admirados. 

Além de dançarem a catira, os Catireiros do Araguaia, é formado por uma família com 25 participantes sendo músicos, compositores e dançarinos que cantam e tocam música sertaneja raiz. 

Em Barra do Garças diversas autoridades manisfestaram sentimentos pela partida de Dona Joana, entre eles o Prefeito da Cidade Beto Farias. 

O Secretário Adjunto da SECITECI- Stephano do Carmo, que é nascido em Barra do Garças também lamentou a morte de Dona Joana.”Quero expressar meus sentimentos a toda família de Dona Joana, ao seu esposo e ao Professor Miro, filho de Dona Joana. Juntamente com o esposo, filhos, netos e bisnetos, Dona Joana deu exemplo de alegria e Uniao, deixando um legado cultural enorme para toda a região do Araguaia, nossa eterna gratidão a essa matriarca que tão bem representou a nossa Cultura e as famílias”, disse O Secretário Stephano ao Agência da Notícia.

Como precursora do grupo artístico, dona Joana deixa para sua família e para a região do Araguaia uma rica contribuição cultural. O sepultamento da matriarca está marcado para amanhã (28), as 13h, em Araguaiana.

Catireiros do Araguaia

Os Catireiros do Araguaia colecionam aparições na televisão e até mesmo um documentário que leva o nome do grupo. Em 2016, foi lançado o documentário “Catireiros do Araguaia – uma família no palco, tradição dos pés à cabeça”. O curta registra a trajetória e a produção do grupo ao longo dos anos.
Ainda no mesmo ano, ocorreu a gravação de um show memorável que virou DVD, com direção da jornalista Carina Benedeti e fotografia do professor da UFMT Gilson Costa, coordenador do NPD/UFMT. 
  • Morre aos 80 anos a mãe dos Catireiros do Araguaia
  • Morre aos 80 anos a mãe dos Catireiros do Araguaia
  • Morre aos 80 anos a mãe dos Catireiros do Araguaia
  • Morre aos 80 anos a mãe dos Catireiros do Araguaia
  • Morre aos 80 anos a mãe dos Catireiros do Araguaia

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet