Notícias / Nacional

09/03/20 às 23:57 / Atualizada: 10/03/20 às 00:02

Escritório da Codevasf em Goiânia inicia atividades

Escritório da Codevasf em Goiânia inicia atividades

Foto: Assessoria

O início das atividades do escritório de Goiânia da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) foi anunciado nesta segunda-feira (9) pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em cerimônia no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, sede do Governo do Estado de Goiás. O governador Ronaldo Caiado, o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, senadores, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades, participaram da solenidade.
 
Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a Codevasf é uma empresa “importante no desenvolvimento de uma vasta região no país”, que trará possibilidade de transformação no estado. “Não tenho dúvida que isso vai ocorrer pelo apoio da classe política. A bancada de Goiás sempre foi atuante e, principalmente, unida quando as necessidades e os interesses do estado estão em jogo”, disse.
 
O Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Goiânia já atua na articulação de parceiras e no acompanhamento das ações da empresa no estado. “Apesar de a inauguração do escritório ocorrer hoje, já temos contratos firmados e recursos orçamentários para iniciar  obras de pavimentação e construção de pontes, estruturar produtores rurais com patrulhas agrícolas mecanizadas, e apoiar atividades produtivas e projetos de desenvolvimento e revitalização, como o ‘Juntos pelo Araguaia’, lançado em 2019 pelo governo federal em parceria com governos estaduais”, destacou o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira. 
 
No total, 136 municípios goianos estão inseridos na área de atuação da Codevasf, o que corresponde a uma população de mais de dois milhões pessoas e uma área de 55% do estado. Desses, dois municípios estão na bacia hidrográfica do rio São Francisco (Cabeceiras e Cristalina); e 134 municípios na bacia hidrográfica dos rios Tocantins-Araguaia – incluída na área de atuação empresa por meio da Lei nº 13.702, de 6 de agosto 2018.
 
“A Codevasf é responsável por executar políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Regional. E o escritório de Goiânia é o marco do início da nossa atuação no estado. A partir daqui acompanharemos a execução de nossas ações e buscaremos a cada dia aumentar o nosso trabalho no estado visando beneficiar o máximo de pessoas e contribuir para o crescimento do estado de Goiás”, afirmou o diretor-presidente da Codevasf.
 
Sobre a Companhia
 
Com mais de 45 anos de atuação, a Codevasf é uma empresa pública, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que tem a missão de desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais. 
 
A Companhia promove diversas ações nas áreas de agricultura irrigada, como a implantação de projetos públicos de irrigação e modernização de técnicas e desenvolvimento de culturas; segurança hídrica, com a construção de canais de usos múltiplos, adutoras de água, barragens, diques, cisternas, sistemas de abastecimento de água e barreiros; revitalização de bacias hidrográficas, atuando na preservação de nascentes, rios e recursos naturais, implantação de sistemas de esgotamento sanitário e no controle de processos erosivos; atividade produtiva local, com a estruturação dos arranjos produtivos locais e apoio e capacitação de produtores rurais; e infraestrutura, com a construção de pontes, estradas, pavimentação e requalificação urbana e rural.
 
Atualmente, a área de atuação da empresa abrange 27% do território nacional, em 12 estados e no Distrito Federal. Isso corresponde a 1.641 municípios, onde vivem mais de 50 milhões de pessoas, nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Vaza-Barris, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru e Paraguaçu nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal, bem como nas demais bacias hidrográficas de Alagoas, Maranhão e Sergipe.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet