Notícias / Tecnologia

05/03/20 às 19:41 / Atualizada: 05/03/20 às 20:00

Vídeo - Nasa divulga imagem panorâmica de Marte em alta resolução

R7 Rede Record

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Vídeo - Nasa divulga imagem panorâmica de Marte em alta resolução

Foto: Nasa

A Nasa, agência espacial norte-americana, divulgou na quarta-feira (4) mais de mil fotos feitas pela sonda Curiosity da Nasa na superfície de Marte. As imagens formam uma foto panorâmica, considerada o registro com maior qualidade já feito do planeta vermelho.
 
As fotos foram feitas com as câmeras Mastact, um sistema especial de alta resolução que fica no braço robótico da sonda, entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro do ano passado, durante o feriado norte americano de ação de graças.
 
“Enquanto a maior parte do nosso time estava em casa, a Curiosity enviava essas imagens maravilhosas. Essa é a primeira vez que dedicamos as nossas câmeras a produzir imagens em 360 graus”, afirma o cientista da Nasa no projeto Curiosity, Ashwin Vasavada.
 
Foto feita durante dias

Para um resultado mais consistente, as fotos foram tiradas sempre no mesmo horário durante quatro dias. No total são 1,8 bilhão de pixels em apenas uma imagem.
 
O local fotografado é conhecido como Glen Torridon, um terreno argiloso que no passado pode ter sido grande lago com uma montanha de quase 5 quilômetros no centro.
 
Em 2013 a Curiosity publicou a primeira foto panorama feita em Marte. A resolução era menor, mas foi um grande avanço para o período. Assim como a disponibilizada esta semana, os panoramas foram feitos juntando informações das fotos enviadas para criar parecer apenas uma de forma imperceptível.
 
Assim como a maioria dos conteúdos da Nasa, as fotos estão disponíveis online e podem ser baixadas para uso pessoal ou análise. Outra ferramenta é o superzoom, que pode ser feito online.
 
Confira o vídeo na íntegra>>>

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet