Notícias / Governo de MT

12/11/15 às 17:02

RECOMPOSIÇÃO DE EFETIVO: Governo do Estado realiza maior convocação policial da história da Segurança

Lidiana Cuiabano

Assessoria/ Sesp-MT

Imprimir Enviar para um amigo
Os 1.340 candidatos do concurso público da Polícia Militar foram convocados, nesta quinta-feira (12.11), para tomar posse no cargo de aluno soldado no dia 16 de novembro, para então iniciarem o Curso de Formação de Soldados. O edital de convocação foi publicado no Diário Oficial do Estado que circula nesta quinta.

Ao todo são 600 candidatos aprovados e 740 do cadastro de reserva. A apresentação dos convocados deverá ocorrer às 8 horas do dia 16 de novembro na sede dos polos de ensino, conforme Ata de Ativação e Distribuição pública em Boletim Geral Eletrônico n° 1363, de 29/10/15.

A convocação dos 1.340 candidatos faz parte do programa de recomposição do efetivo da Segurança Pública e também é uma das metas do novo acordo de resultados assinado pelo secretário Mauro Zaque, como compromisso de Governo.

Pelo programa, a Segurança Pública já incluiu 147 novos soldados do Corpo de Bombeiros e mais 300 alunos soldados que estão em Curso de Formação. Outros 450 investigadores e 150 escrivães da Polícia Judiciária Civil terminaram o Curso de Formação e já foram distribuídos nas delegacias de polícia do Estado. Mais 484 candidatos do cadastro de reserva para os cargos de investigador e escrivão estão em fase final do Curso de Formação na Acadepol.

A inclusão mais recente aconteceu no final do mês de agosto deste ano, com a formatura de 612 novos soldados da Polícia Militar, que já estão atuando nos quartéis da Polícia Militar em Mato Grosso. Tal inclusão possibilitou o aumento expressivo do número de policiais nas ruas realizando o policiamento ostensivo em todo Estado.

A convocação para início do Curso de Formação dos 1.340 candidatos aprovados e classificados do concurso da Polícia Militar aumentará o efetivo das forças de Segurança Pública em 3.490 novos policiais civis, militares e bombeiros, representando a maior convocação policial da história da Segurança Pública de Mato Grosso.

De acordo com o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre, a premissa da elaboração de uma política pública verdadeiramente democrática e técnica é, ao mesmo tempo, ouvir a população e elaborar um diagnóstico situacional para a tomada de decisão nesse cenário. “Nesse sentido, foi elencada como prioridade número um da população e também apontada nos estudos, que o principal gargalo da segurança era o déficit de policiais nas ruas. Portanto, toda nossa energia foi canalizada para reverter este quadro”, comentou.

O secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, destacou a situação caótica que a atual gestão herdou em relação ao quadro de efetivo das polícias, bombeiros e Politec. “Quando assumimos, a Polícia Militar contava apenas com 40% do seu quadro considerado ideal. A Polícia Judiciária Civil com 42%; o Corpo de Bombeiros com 24% e a Politec com 50%”, lembrou.

“Por isso, mesmo com todas as contingências orçamentárias do Estado, e cientes do quadro crônico do estouro do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, colocamos em prática um ousado plano de recomposição e incremento de efetivo e, até agora, já somamos 3.490 novos policiais civis, militares e bombeiros”, enfatizou Zaque.

Confira a portaria da convocação no Diário Oficial pelo link: http://www.iomat.mt.gov.br/apifront/portal/edicoes/publicacoes_ver_conteudo/796373

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Marílson Benedito Fortes, em 14/11/15 às 00:56

    Gostaria de perguntar ao Secretário de segurança. Aumentando a Polícia, aumentará o número de prissoes é claro. E, onde será colocado esses pressos se as cadeis estão lotadas e, ainda não teve concurso pra mais agentes penitenciários?

 
 
 
Sitevip Internet