Notícias / Educação

02/03/20 às 21:42

Barra do Garças terá a primeira escola militar ainda em 2020

Diego Saporski, da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Barra do Garças terá a primeira escola militar ainda em 2020

Foto: Assessoria

A cidade de Barra do Garças já tem data para receber a sua primeira escola Militar Tiradentes, a afirmação é do Deputado Estadual Dr. Eugênio (PSB) que a convite do vice-Governador de Mato Grosso Otaviano Pivetta (PDT) e da Secretária de Educação Marioneide Kliemaschewsk se reuniram nessa segunda-feira (2) na cidade, com o prefeito de Barra do Garças Roberto Farias (MDB) e o Secretário de Educação, Alberico Rocha Lima.

Na reunião ficou decidido o funcionamento da Escola Militar Tiradentes já para o segundo semestre deste ano.

Nos próximos dez dias, uma equipe técnica designada pela secretária avaliará a estrutura escolar que irá ter a capacidade para receber a Escola Tiradentes. O prefeito Roberto Farias fez questão de trazê-la para o município ainda em seu mandato “a escola criada no mandato de meu pai [Wilmar Peres] como governador estará em Barra do Garças” comemorou. De lá para cá oito escolas foram implantadas no Estado. A do município será a nona.

A secretária de Educação do Estado reforçou que a Escola Militar será implantada já no segundo semestre e terá como estrutura as dependências da Escola Estadual São João Batista, no bairro Santo Antônio, onde hoje estudam 480 alunos. “Estamos analisando essa estrutura que atende todos os requisitos pela sua localização e esperamos já colocá-la em atividade ainda neste ano”, informou.

O vice-governador Pivetta evidenciou que por estarmos já em março, devido à burocracia e os trâmites legais, o início do funcionamento ficará para o segundo semestre. Pivetta também fez questão de confirmar o compromisso do governo do estado para, em parceria com a gestão municipal, cuidar da educação da cidade “a cisão entre estado e município não pode ocorrer quando se tratamos de educação. Somos um só, educando o filho mato-grossense” disse.

Um dos maiores apoiadores da Escola Tiradentes em Barra do Garças, o deputado estadual Dr. Eugênio disse que em conversa com o comando estadual da Polícia Militar, a vontade é de levar uma escola militar para cada cidade que tem um comando regional “no Araguaia já temos uma em Confresa, agora teremos em Barra do Garças. Também estou em tratativas ao estado para levar uma para Água Boa” contou Eugênio.

LUTA DE DR. EUGÊNIO – Desde o início de seu mandato Dr. Eugênio, juntamente com o vereador Júlio César (PSDB), tm cobrado sobre o tema. Em abril de 2019, o deputado se reuniu com o secretário executivo adjunto de Educação, Alan Porto, levando a demanda ao governo de MT. Em setembro o parlamentar discutiu com a população em audiência pública a retomada das obras do Projeto Escolar Militar – Tiradentes no município de Barra do Garças, na antiga instalação da Escola Dom Bosco.

Além disso, o deputado realizou diversas reuniões com o executivo estadual mostrando a situação de todas as escolas da região do Araguaia.

Desde que se levantou a vinda da Escola Tiradentes para Barra do Garças, a população esperava que seria instalada no prédio da antiga Escola Dom Bosco. Porém, a Prefeitura municipal recebeu o regime comodato da escola e Roberto Farias irá construir, em suas palavras, a maior creche do estado de Mato Grosso, para aproximadamente 1.000 crianças.

GESTÃO COMPARTILHADA - O modelo de gestão compartilhada com a Polícia Militar de Mato Grosso será composto por: gestão estratégica, gestão cívico militar e gestão pedagógica. Na parte estratégica, a Secretaria de Educação, em articulação com a Polícia Militar, ficará responsável pelo planejamento e definição de estratégias para a prática pedagógica da Escola Militar Tiradentes de Barra do Garças.

Na gestão cívico-militar, caberá a Polícia Militar implantar na escola rotinas militares que possam contribuir para o desenvolvimento de um ambiente que cultive a disciplina, o respeito à hierarquia, a meritocracia e a promoção de um ambiente organizado e acolhedor, voltado à melhoria da aprendizagem dos estudantes.

Na gestão pedagógica e administrativa, a Secretária Estadual de Educação será responsável pela execução do projeto político pedagógico definido pela comunidade escolar. 
  • Barra do Garças terá a primeira escola militar ainda em 2020

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet