Notícias / Educação

04/02/20 às 09:05

Candidata que tirou a maior nota de MT na redação do Enem sempre estudou em escola pública e sonha cursar medicina

Candidata que tirou a maior nota de MT na redação do Enem sempre estudou em escola pública e sonha cursar medicina

Yago Oliveira*, G1 MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo

Keyti Marrony Barbosa de Lara tirou a nota maior na redação do Enem em MT — Foto: Yago Oliveira/G1

Uma estudante de escola pública de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, tirou 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019. Keyti Marrony Barbosa de Lara de 19 anos foi a mato-grossense que chegou mais perto de tirar nota máxima, que é mil pontos. Mato Grosso não teve estudantes com a maior nota.
 
O tema da redação do Enem 2019 foi a 'Democratização do acesso ao cinema no Brasil'.
 
"Achei um tema muito importante de ser abordado, pois, com o alto índice de desemprego no país, a maioria das pessoas estão impossibilitadas do acesso ao cinema, como também preferem assistir a filme e séries no conforto de casa, sendo que o cinema é muito importante para a interação cultural", disse.
 
Em 2019, foi a terceira vez que a estudante fez a prova do Enem e o objetivo era testar o conhecimento e a possibilidade de entrar na faculdade de medicina, que é o sonho dela.
 
Keyti estuda nutrição na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desde 2019 e ingressou com a nota do Enem de 2018. Apesar de ter tirado nota alta em redação, ela não obteve pontos suficientes para migrar para o curso de medicina na instituição e diz que vai continuar tentando.
 
Ela disse ter se preparado para o Enem usando os materiais antigos de um cursinho e, quando precisava fazer pesquisas, ia até a casa de uma tia ou amiga para usar a internet, pois na casa dela não tem.
 
Imagem mostra o rascunho da redação feita por Keyti — Foto: Yago Oliveira/G1 Imagem mostra o rascunho da redação feita por Keyti — Foto: Yago Oliveira/G1
 
Na última edição do Enem, em 2019, a estudante conseguiu alcançar 980 na redação, sendo a maior nota nota estado. Em Mato Grosso nenhum estudante conseguiu atingir nota máxima no exame nacional, segundo informação divulgada pelo Ministério da Educação (MEC).
 
A nota do Enem é base para o ingresso de estudantes em instituições de curso superior e a redação é uma das mais importantes.
 
A estudante contou que a rotina de estudos era intensa. Ela escrevia uma redação por semana e dava aos amigos para que lessem. Semanalmente fazia exercícios específicos focados nas matérias tradicionais.
 
Ela estudou toda a formação do ensino fundamental e médio em escola pública e fez um cursinho pré-vestibular na Escola Estadual Júlio Strubing Müller em Várzea Grande.
 
Nos últimos anos, as notas na prova do Enem foram aumentando gradualmente conforme ela se dedicava ainda mais a estudar.
 
“Meu sonho era fazer medicina, mas comecei nutrição e me apaixonei, vou continuar e me formar. Mas vou continuar fazendo o Enem até para testar meus conhecimentos e quem sabe entrar em medicina, pois vou seguir sonho e me realizar nas áreas de biológicas”, disse Keyti.
 
Keyti e a mãe Nerci Barbosa de Arruda — Foto: Yago Oliveira/G1 Keyti e a mãe Nerci Barbosa de Arruda — Foto: Yago Oliveira/G1
 
A mãe de Keyti, Nerci Barbosa de Arruda, disse que fica realizada com a conquista da filha pois é uma garota dedicada e muito esforçada.
 
Nerci contou que estudou até a 8ª série, na atualidade seria o 9º ano, e que não continuou pelas condições de vida e que se fosse para fazer faculdade gostaria de ser professora.
 
“Fico feliz por ela, muito realizada e tento dar para ela o que eu não tive. E dou muito apoio e sempre incentivei como posso. Não tenho preocupações em relação aos estudos, porque Keyti desde criança gostava muito de estudar. Eu apoio ela no que ela quiser ser e torço para que consiga”, declarou emocionada Nerci.
 
Keyti tem mais quatro irmãos e a mãe é dona de casa. A estudante já trabalhou como jovem aprendiz na Associação dos Aposentados da Prefeitura de Cuiabá entre 2017 e 2018 e em uma empresa de telecomunicações em 2016.
 
Todos os anos ela conciliava o trabalho com a escola e os estudos independentes para participar do Enem.
 
No ano passado, uma aluna conseguiu nota mil em redação. Gabriela Fonseca, de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, fez um texto inspirado nos versos da música 'Admirável Gado Novo', do cantor Zé Ramalho na edição do Enem de 2018. Mato Grosso é o único estado da região Centro-Oeste que não obteve nota máxima.
 
* Sob a supervisão de Pollyana Araújo

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Well, em 04/02/20 às 12:57

    Sou cacerense e tirei 980 na redação também

 
 
 
Sitevip Internet