Notícias / Nacional

31/12/19 às 15:02 / Atualizada: 31/12/19 às 15:18

Governo homologa pista de pouso no Xingu

Assessoria de Comunicação/Funai

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governo homologa pista de pouso no Xingu

Lideranças indígenas e autoridades governamentais inauguram a homologação da pista de pouso Leonardo Villas Boas no município de Gaúcha do Norte - MT.

Foto: Assessoria Funai

A fim de garantir a segurança nos deslocamentos aéreos em aldeias indígenas do Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso, o Presidente Marcelo Xavier acompanhou a inauguração da homologação da pista Leonardo Villas Boas, no município Gaúcha do Norte-MT, no último sábado (21).
 
sinalizacao
Componentes de balizamento foram instalados no aeródromo. Foto: acervo Funai

 
Apesar de existente há aproximadamente 50 anos, o aeródromo não possuía componentes básicos e imprescindíveis ao seu funcionamento regular e seguro. O processo de registro da pista contou com uma série de procedimentos, envolvendo conceitos básicos de aviação e engenharia, fundamentais para obtenção de sua aprovação.

Para tanto, foi constituída uma força-tarefa promovida pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), que prevê, ainda, a homologação de mais 200 pistas de pouso em terras indígenas de todo país, visando garantir todas as alterações necessárias e promovendo sua inauguração.

No caso, foi realizada a instalação de birutas (instrumento utilizado para identificar a direção dos ventos facilitando as manobras dos pilotos), a fixação de uma série de pneus pintados para demarcar e sinalizar a área, a limpeza da cabeceira da pista por meio da retirada de árvores e outros entraves que comprometiam seus limites, dentre outros procedimentos. Além disso, foram elaboradas Cartas Operacionais, Estudos de Capacidade no Espeço Aéreo, Fichas Informativas de Navegação Aérea e outras análises e levantamentos topográficos, o que resultou na apresentação de documentação à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com posterior homologação da pista, possibilitando seu funcionamento regular e facilitando o atendimento às comunidades indígenas da região.
Marcelo Xavier e povo Kamayura
"A nova Funai é parceira dos senhores", declarou o presidente Marcelo Xavier aos indígenas da região. Foto: Acervo Funai

 
Na ocasião, o Presidente Marcelo Xavier elogiou o esforço conjunto, tendo em vista que obtenção de registro de um aeródromo não é simples, e reforçou a abertura da Funai ao relacionamento direto com os povos originários. "A homologação desta pista é a demonstração de que o Governo Federal tem compromisso com vocês, trazendo dignidade e facilitando o canal de comunicação. Meu recado pessoal é de que a nova Funai quer comunicação com os índios diretamente, sem intermediários. Quem tem que dizer o que vocês desejam são vocês que passam pelas adversidades. A nova Funai é parceira dos senhores", declarou o presidente.

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, também compareceu ao ato de inauguração junto aos caciques Kotok Kamayurá e Aritana Yawalapti, à indígena Kanhu Raka Kamayurá, à secretária de Saúde Indígena, Sílvia Wajãpi e à secretária nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Terena.


Foto: Acervo Funai


Foto: Acervo Funai


Foto: Acervo Funai

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet