Notícias / Cultura

24/12/19 às 08:56

Esquerda dominou a questão indígena por 30 anos, diz Ysani

Pedro Augusto, Renova Mídia

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Esquerda dominou a questão indígena por 30 anos, diz Ysani

Foto: Reprodução Youtube

Ysani Kalapalo ganhou notoriedade por ser uma índia de direita e apoiar o presidente Jair Bolsonaro. Possui milhares de seguidores nas redes sociais e outros milhares em seu canal no YouTube, onde fala sobre a vida dos indígenas e política. Além disso, ela foi junto com o presidente da República à Assembleia das Nações Unidas em plena crise ambiental.

Agora, com exclusividade à minha Coluna aqui na RENOVA, Ysani falará um pouco sobre a situação dos índios e o cenário político no Brasil.

Por que você acredita que a esquerda explora tanto a pauta dos indígenas? Se importam ou tentam ganhar eleitoralmente?
A esquerda efetivamente dominou a questão indígena por 30 anos, a coisa meio que dá os primeiros passos firmes com Fernando Collor de Melo através da criação da Terra Indígena Yanomami de aproximadamente 9.665.000 (nove milhões, seiscentos e sessenta e cinco mil hectares). Com Fernando Henrique Cardoso (intelectual orgânico), o desencadeamento de muitas ONGs, criação de conselhos ministeriais, distribuição de muito volume de verbas através de convênios e outras questões envolvendo recursos internacionais. Com a chegada do PT, a consolidação do status quo e o fomento para uma guerra fratricida onde a esquerda encontrou amplo espaço de manipulação tanto no discurso como nas ações, para isso, criou a figura artificial do índio ongueiro, fácil de manipular com esmolas e idiota útil nas ações da esquerda e sua improcedente luta de classes.

Você fez um vídeo criticando a Funai. Por que você acredita que o órgão não apoia alguns projetos para os índios? Seria falta de competência?
Fiz o vídeo por livre e espontânea vontade, tenho o meu direito constitucional de livre expressão e com base neste direito constitucional elaborei o vídeo com críticas fortes e merecidas. O órgão no atual momento ainda está muito devagar, excelentes quadros indígenas (intelectuais, servidores, profissionais indígenas) estão sendo excluídos pela atual direção do órgão propositalmente pois esses profissionais indígenas fazem sombra para um monte de gente, tais quadros indígenas poderiam sem dúvida alguma estar ajudando de forma eficiente o Presidente Jair Messias Bolsonaro. Então surge o questionamento da falta de competência, sim, falta competência e sensatez a direção do órgão que hoje sabemos faz um trabalho nota 4, em relação ao fomento de muitas coisas que precisam ser feitas e que envolvem projetos e o senso estratégico de como realizar as coisas. O homem ou a mulher de órgãos públicos que não aceitam ou que não sabem assimilar uma crítica não precisam ficar onde estão.

Por que você acredita que o presidente Jair Bolsonaro é a melhor opção para os índios?
Jair Bolsonaro continua sendo a melhor opção para os Índios e para Brasil, é um homem público de coração enorme, o Presidente Bolsonaro só precisa acertar os ponteiros. O indígena brasileiro, tanto faz os que vivem nas terras indígenas, como aqueles que vivem fora, quer dignidade, água encanada, saneamento, tratamento dentário, vestir boas roupas, ter um bom tênis, carro para dirigir e etc, mas também precisa ter responsabilidades e cumprir com seus deveres…… enfim, ser um sujeito portador de direitos e obrigações como todo e qualquer cidadão brasileiro.  Na minha avaliação, o Presidente Jair Bolsonaro encarna muito bem isso que acabo de definir e tenho realmente muita esperança que ele alcançará bons índices em todas as coisas que afetam à vida dos povos indígenas do Brasil.

Você se sente perseguida por ser uma índia de direita?
Infelizmente, fui ameaçada de morte diversas vezes por índios e por homens brancos, de ter minha família morta ou de ser expulsa de Parque Indígena do Xingu junto com minha família. Tudo isso por falar as verdades sobre a cultura Indígena, por apoiar presidente Bolsonaro por fazer vídeos denunciando ONGs, e também por conta do meu posicionamento  desenvolvimentista, que adotei para que os índios possam iniciar sua saída desse estado de marasmo permanente. Ainda cabe dizer que depois de minha ida para Nova York na ONU, a coisa se intensificou.

Você acredita que a esquerda atrapalha mais que ajuda os índios? E por que?
Isso sem dúvidas, esta pergunta guarda conexão com a primeira. A esquerda criou o conceito de confundir cultura com pobreza, isso foi e continua sendo maléfico em todos os sentidos. O povo judeu é um povo milenar e com grande participação no mundo atual, com milhares de cidadãos cosmopolitas, mas com vínculo inquebrantável com sua terra. Os japoneses da mesma forma, os sul-coreanos idem. No conceito da esquerda temos que viver no período paleolítico e isso definitivamente nossos povos não desejam. Por mais que a esquerda tente impor seus nefastos planos, pode ter certeza que muitos de nós dirão: Basta! Essa historinha não cola mais!

Você diz que alguns índios são feitos de massa de manobra. Seriam massa de manobra de quem? E qual o interesse neles?
Massa de manobra dos mais diversos tipos de esquerda, os muitos interesses da esquerda nos índios são difusos, existem variantes que muitas vezes precisam de um estudo mais perspicaz e minucioso. Os interesses também são diversos, basta ver como foi tratada a questão indígena desde FHC até os tempos do PT. Dezenas de conselhos, milhares de ongs e a inércia proposital dos Governos de esquerda, incluindo a gestão de Fernando Henrique Cardoso.

Quais são suas críticas ao cacique Raoni?
Minhas críticas ao Raoni são muitas, mas posso resumir em algumas palavras: cinismo, hipocrisia e mentiras. Cabe destacar que o octogenário indígena criou uma atmosfera de atraso aos povos indígenas do Brasil bem como o de falsa representatividade. Raoni é um peão interessante no tabuleiro dos  ocialistas e comunistas por isso essa turma o vangloria. Enquanto o nosso Brasil, não deve permitir que sua soberania seja questionada ou ameaçada. Definitivamente, não!

Você disse em um vídeo que havia muitas fake news sobre as queimadas e o governo Jair Bolsonaro. Você poderia dizer quais?
As queimadas que a extrema imprensa quis colocar na conta do Presidente Jair Bolsonaro ocorrem por mais diversos fatores: a forte seca, os costumes regionais, até mesmo a influência de queimadas advindas de outros países que acabam encontrando reflexos aqui. Ou seja, por muitos anos sempre aconteceu dessa forma, não mudou muita coisa. Ocorre que a mídia do show business precisa criar uma narrativa mentirosa para assim macular a honra do Presidente e a honra do Brasil, a extrema imprensa brasileira é maléfica ao nosso país.

Você se diz uma liberal em economia. Como o liberalismo e as ideias liberais poderiam ajudar os índios, na sua opinião?
O liberalismo econômico pode ajudar na inserção dos povos indígenas na economia de mercado, no consumo dos mais variados bens e serviços, na nossa educação, na nossa saúde, no intercâmbio com outros países na nossa criatividade. Precisamos apenas de liberdade e tecnologia para poder fazer bem nossos planejamentos de inserção dentro do capitalismo produtivo atual.

Algumas pessoas defendem que os índios deveriam viver isolados. Você concorda com isso? E por quê?
Desafio essas pessoas a passar 30 dias na pele de um índio isolado, afirmo que não aguentam uma noite com pernilongos e outros mosquitos perturbando o sono. Até mesmo os mais isolados que de uma forma ou de outra desejam viver nesse estilo, logo precisam de remédios e equipamentos do mundo ocidental para obter uma qualidade de vida maior. Ocorre que a realidade é sempre a realidade, a maioria dos povos indígenas do Brasil querem se integrar de maneira harmoniosa ao Brasil e aproveitar do bom e do melhor com responsabilidade. Foi assim no começo com Marechal Rondon e devemos seguir nesse rumo pois nosso progresso, nossa evolução é algo que faremos sem mais os nefastos atravessadores de outrora. Certamente vai dar trabalho, mas de uma forma ou de outra vamos realizar nosso papel com muita dignidade, trabalho e cidadania.  

 
Os pontos de vista expressos neste artigo são as opiniões do autor e não refletem necessariamente a posição da RENOVA Mídia.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet