Notícias / Educação

27/11/19 às 20:38

Cinco estudantes do Mato Grosso estão na final da Olimpíada da Língua Portuguesa

Uma professora do estado já foi premiada como vencedora na categoria Relatos de Prática, que reconhece as melhores experiências em sala de aula; Alunos seguem para a grande final que será realizada em São Paulo, no dia 9 de dezembro

Tamer Comunicação

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cinco estudantes do Mato Grosso estão na final da Olimpíada da Língua Portuguesa

Foto: Assessoria

A Olimpíada de Língua Portuguesa completou a fase semifinal do concurso e apresentou todos os finalistas nas cinco categorias de gênero textual. O Mato Grosso terá cinco alunos e seus professores na final que será realizada no dia 9 de dezembro, em São Paulo, quando serão conhecidos os vencedores nacionais. Uma professora do estado já foi premiada como vencedora na categoria Relatos de Prática, que reconhece as melhores experiências em sala de aula. (veja abaixo a lista de finalistas).
 
A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa recebeu 4.053 inscrições do estado do Mato Grosso. Além da rede estadual de ensino, o Programa teve adesão das secretarias de educação de 140 municípios, totalizando 810 escolas. No Brasil, foram 171.035 inscrições nas cinco categorias por gênero textual, com adesão de todos os estados e de 4.876 municípios (87,5% do total), alcançando 42.086 escolas.
 
Desde o lançamento desta edição, em fevereiro, até o dia 19 de novembro, foram dez meses de envolvimento de alunos e docentes com a produção de texto, escrevendo sobre o tema “O lugar onde vivo”, que propiciou aos estudantes estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local.
 
A Olimpíada é realizada pelo Itaú Social e pelo Ministério da Educação (MEC) com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do Programa Escrevendo o Futuro, os professores realizaram oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
 
O concurso conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.
 
Alunos e professores finalistas do Mato Grosso:
 “Categoria Crônica”
Título: Fim do mundo
Aluna: Jessica Vitoria da Silva Rocha
Professora: Cinthia Angélica Da Silva Alves
São José do Rio Claro/MT
Escola: E. E. Santana D´ Água Limpa  
       
“Categoria Documentário”
Título: Separa pra nós: o tempo vale ouro e o lixo também
Alunos: Emily Horing, João Guilherme Moraes e Thauany Gabriella
Professora: Lisdafne Júnia de Araújo Nascimento 
Juína/MT
Escola: IFMT Campus Juína

“Categoria Memórias Literárias”
Título: "Muleque, vem prá dentro"
Aluno: Luiz Felipe Cândido Pires
Professor: Senio Alves De Faria
Rondonópolis/MT
Escola: EMEF Princesa Isabel
*** Professora vencedora em Relato de Prática: 

“Categoria Artigo de Opinião”
“Tempo pra falar. Tempo para escrever.”
Maria Gorete Cogo da Silva
Aripuanã/MT
Escola Estadual São Francisco de Assis
 
- Números desta edição:
4.876 municípios participantes;
42.086 escolas inscritas;
85.908 professores inscritos;
171.035 inscrições nas categorias;
Mais de 5 milhões de alunos participantes das oficinas de leitura e escrita realizadas para a produção dos textos.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet