Notícias / Barra do Garças

12/11/19 às 17:38 / Atualizada: 12/11/19 às 17:55

Rede de Frente capacita 200 profissionais da segurança pública em Barra do Garças

Agentes foram qualificados para atendimento humanizado e qualificação das provas nos crimes que envolvam violência doméstica e familiar.

Alexandre Guimarães | Assessoria-DPMT

com redação

Imprimir Enviar para um amigo
Rede de Frente capacita 200 profissionais da segurança pública em Barra do Garças

A defensora Lindalva de Fátima Ramos ministrou capacitação para 200 agentes de segurança pública em Barra do Garças na semana passada (5 e 6 de novembro).

Foto: Arquivo pessoal

A Rede de Frente – Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia realizou, nos dias 5 e 6 de novembro, um curso de capacitação para 200 profissionais que atuam no setor de Segurança Pública de Barra do Garças.

Os servidores da Polícia Civil, Política Militar, Politec e Conselho Tutelar foram capacitados para o atendimento humanizado, bem como a qualificação das provas nos crimes que envolvam violência doméstica e familiar contra a mulher.
A capacitação atende ao Eixo III da Rede de Frente: Educação Permanente dos Agentes Sociais. O curso contou com a participação de 90 policiais civis, 90 policiais militares, 12 peritos e 8 conselheiros tutelares. Duas turmas foram capacitadas durante dois dias para possibilitar a participação de um maior número de agentes e também para não prejudicar os trabalhos da segurança pública local.

Ao final da palestra, a defensora pública Lindalva de Fátima Ramos, fundadora da Rede, realizou uma atividade pedagógica com os participantes na forma de interpretação de texto, na modalidade dissertativa, para verificar a efetividade do processo discursivo que permeou a capacitação.
Com arrima no poema “Personalidade”, autoria de Naldson Ramos da Costa Júnior, os partícipes elaboraram dissertações cheias de sentimentos otimistas na multiplicação das técnicas de escuta qualificada e atendimento humanizado.  “Ao final, certeza de dever cumprido”, afirmou Lindalva.

Rede de Frente - A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia foi fundada no dia 15 de maio de 2013 e atua em cinco eixos:
            I – Atenção/Proteção social da violência doméstica
            II – Aplicação humanizada do procedimento legal
            III – Educação permanente dos agentes sociais
            IV – Núcleo acadêmico de pesquisa
            V – Prevenção e sensibilização social
Desde o início do projeto, apenas um feminicídio foi registrado (em setembro de 2018) nos dois municípios. Antes do programa, quatro feminicídios foram contabilizados somente em 2012.

A Rede de Frente – parceria entre Defensoria Pública, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Ministério Público, Judiciário e outras instituições – foi pré-selecionada para concorrer ao Prêmio Innovare 2019 (617 práticas de todo o país concorrem ao prêmio).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Caiubi Kuhn

Os fósseis vão às escolas

            Para muitas pessoas, é uma grande surpresa saber que em Mato Grosso já viveram na era mesozoica grandes dinossauros como Pycnonemosaurus nevesi e os Sauropodes, ou que na era...

 
 
 
 
Sitevip Internet