Notícias / Cultura

10/11/19 às 07:06

Pimentel Barbosa / Canarana (MT) - Feira Sementes e Saberes promove saúde e segurança alimentar no território A’uwe Xavante

Assessoria Funai

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Pimentel Barbosa / Canarana (MT) -  Feira Sementes e Saberes promove saúde e segurança alimentar no território A’uwe Xavante

Foto: Raissa Azeredo

Parte do trabalho de recuperação do território tradicional Xavante, a segunda edição da Feira Sementes e Saberes tem o objetivo de ampliar a troca de experiências entre diferentes povos e o compartilhamento de sementes nativas ao qualificar a formação indígena e promover a melhoria da qualidade de vida nas comunidades indígenas dos estados do Mato Grosso e Maranhão.
 
O evento aconteceu entre os dias 19 e 21 de outubro na base da Serra do Roncador, local considerado sagrado pelo povo A'uwe Xavante, na Terra Indígena Pimentel Barbosa, município de Canarana/MT. Esta edição da Feira contou com a participação dos povos convidados Krahô (Aldeia Pedra Branca), Xerente (Aldeia Porteira Norodzawi) e Kanela (vindos do Maranhão). Realizado pela Associação Indígena Ripá de Etnodesenvolvimento, a Feira recebeu apoio do Instituto Socioambiental (ISA), Rede Sementes do Xingu, e Funai por meio das coordenações regionais Xavante (MT) e Araguaia Tocantins (TO).

Desde de 2013, o Povo Xavante busca aprimorar a organização da comunidade e a formação profissional para ter autonomia sobre a cadeia produtiva das sementes. Coletadas no próprio território ou adquiridas nas feiras em parceria com outras etnias, as sementes são plantadas ao redor das casas e em áreas de recuperação, como nascentes e córregos que abastecem as aldeias. O incentivo ao uso de sementes nativas e à alimentação tradicional também beneficia a saúde das crianças. Diabetes e hipertensão, por exemplo, são doenças controladas na região.

Assessoria de Comunicação, com informações da Coordenação Regional Xavante






Assessoria Funai

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet