Notícias / Cultura

02/11/19 às 10:34 / Atualizada: 02/11/19 às 10:48

Filme Xavante de Marãiwatsedé é premiado em Alter do Chão (PA) (assista aqui)

Filme Xavante de Marãiwatsedé é premiado em Alter do Chão (PA) (assista aqui)

Jovens Xavante no ritual Dapo’redzapu

Foto: Marcelo Okimoto/OPAN

O filme “Waté’wa: os jovens Xavante que batem na água”, dirigido Caimi Waiassé Xavante e Leandro Parinai’a, recebeu esta semana o prêmio de melhor curta-metragem nacional no Festival de Cinema de Alter do Chão.

Realizado com apoio do projeto Irehi: cuidando de territórios, financiado pelo Fundo Amazônia, o documentário produzido em parceria pelo povo Xavante de Marãiwatsédé e pela OPAN, apresenta o ritual de passagem para a vida adulta dos jovens Xavante.

“Nós estamos muito felizes pelo prêmio que nós ganhamos”, disse o indígena Xavante Cosme Rité. Ele explica a relevância da realização do ritual e do registro da obra diante dos anos de luta para retomada da Terra Indígena Marãiwatsédé, a cada dia mais fortalecida pelos processos de gestão protagonizados pelo povo: “é muito importante esse avanço da nossa história. Estamos resistindo pra manter a nossa cultura, valorizar a nossa tradição. Toda a comunidade agradece”, disse ele.

O filme “Waté’wa” está agora disponível pode ser assistido por esta página no final do texto:

Veja abaixo a sinopse e a ficha técnica do documentário:

O povo Xavante de Marãiwatsédé vive em uma área que desde a década de 1960 foi invadida por projetos agropecuários. Em 1966 foram transferidos compulsoriamente de seu território e desde então, os Xavante travaram uma luta para retornar. Em 1995 iniciou-se a demarcação da terra indígena e em 1998 a Terra Indígena Marãiwatsédé foi homologada, mas permaneceu invadida. Até que em 2013, os invasores foram retirados e assim os Xavante conquistaram a posse definitiva de seu território. Em 2018 os Xavante de Marãiwatsédé realizaram o Wapté Nhõnhõ, terceiro ritual de passagem de adolescentes para adultos. Uma das etapas é o Dapo’redzapu, quando os meninos passam um mês dentro d’água realizando o Datsi’waté, a bateção de água que os purifica, fortalece e lhes dá resistência. Depois vem a furação de orelhas, que é feita com o osso da perna de uma onça parda, e a colocação do buruteihi, o brinco de madeira. Agora eles são aibö, novos adultos responsáveis por defender os direitos de seu povo e sua cultura.

Ficha técnica:
 
Direção
Caimi Waiassé Xavante
Leandro Parinai’a
 
Produção
Giovanny Vera – OPAN
Ponto de Cultura Apowê
 
Edição
Leandro Parinai’a
Pontal Sereuwazaowe Xavante
 
Filmagem
Rolf Tsirabri Xavante
Pontal Sereuwazaowe Xavante
Leandro Parinai’a
 
Fotografia
Marcelo Okimoto
Leandro Parinai’a
 
Captação de áudio
Pontal Sereuwazaowe Xavante
Leandro Parinai’a
Ianique Urãwe
 
Legenda
Clara Idioriê
Leandro Parinai’a
Pontal Sereuwazaowe Xavante
 
Trilha e efeitos sonoros
Uiwede nho’re – Grupo Abare’u Xavante
Uiwede nho’re – Grupo Nõdzö’u Xavante
 
Narração
Estevão Tsimitsuté Tsi’omowe
Lourenço Ubuhu
Leandro Parinai’a
 
Contatos com a imprensa
Operação Amazônia Nativa (OPAN)
(65) 3322-2980
comunicacao@amazonianativa.org.br
IREHI Filme Xavante é premiado em Alter do Chão.

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet