Notícias / Cultura

30/10/19 às 15:10

Empresa de alimentos orgânicos estuda parceria com povos indígenas do Estado do Tocantins

Assessoria de Comunicação Social - Funai

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Empresa de alimentos orgânicos estuda parceria com povos indígenas do Estado do Tocantins

Da esquerda para a direita: o indigenista Eduardo Biagioni, o diretor do Grupo Korin, Luiz Demattê, o presidente da Associação da Comunidade Indígena de Santa Isabel do Morro, Rabuwenona, e os indigenistas Ligia, André e Juan

Foto: CR Araguaia Tocantins

Com apoio da Funai e presença do Ministério Público Federal, uma visita à Ilha do Bananal-TO levou Luiz Demattê, diretor-executivo do Grupo Korin, rede de empresas de alimentos orgânicos e sustentáveis, a conhecer atividades produtivas dos povos indígenas da região e avaliar oportunidades de cooperação com essas comunidades que desenvolvem, principalmente, a bovinocultura extensiva.
 
Os produtores indígenas mostraram-se muito interessados na parceria. Na ocasião, Luiz Demattê explicou que os objetivos da empresa estão voltados ao acesso a mercados diferenciados por meio de mecanismos que promovam o desenvolvimento sustentável dos territórios. Logo, as parcerias devem atingir como metas o estabelecimento de métodos produtivos que promovam a capacitação dos agentes, a conservação ambiental, a reprodução social das famílias, preservem a paisagem, contribuam na nutrição e saúde dos participantes e estabeleçam práticas de bem-estar dos animais criados pelos comunidades indígenas.
 
bananal b



O coordenador-geral de Etnodesenvolvimento da Funai, Juan Scalia, em reunião com indígenas da Ilha do Bananal durante a visita
 
"A participação ativa e integrada de comunidades indígenas, sua história e cultura pode ampliar a capacidade do sistema de gerar valor percebido pelos consumidores, permitindo que este valor capturado no mercado retorne a montante na cadeia, promovendo a prosperidade dos agentes", declarou Demattê que recomenda o desenvolvimento de um projeto de produção em unidades demonstrativas, treinamento e capacitação dos membros das comunidades indígenas, melhora nas condições de escoamento da produção, desenvolvimento de mercado interno e externo pela oferta de produtos diferenciados, seguindo protocolos de produção orgânica e sustentável, entre outras iniciativas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet