Notícias / Meio Ambiente

10/09/19 às 09:37

Rosário Oeste - Fogo é controlado e Parque Sesc Serra Azul reabre dia 2

A unidade de conservação teve cerca de 100 hectares atingido

Gabriela Sant’Ana

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Rosário Oeste - Fogo é controlado e Parque Sesc Serra Azul reabre dia 2

Força-tarefa apaga fogo no Parque Serra Azul

Foto: Assessoria

O fogo que consumiu cerca de 100 hectares no Parque Sesc Serra Azul, em Rosário Oeste, região de Nobres, está controlado. O incêndio atingiu no último dia 05 de setembro a unidade de conservação que faz parte do Sesc Pantanal e foi combatido neste domingo (08/09). A força-tarefa reuniu 30 pessoas entre brigadistas da instituição, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O parque será reaberto para visitação no dia 28 de setembro.
 
De acordo com o gerente do Parque Sesc Serra Azul, Marcus Kramm, mesmo após o controle, o monitoramento continuará por até 72h. “Ainda há troncos em brasa, que podem ser responsáveis por novos princípios de incêndio. Por isso, nossa equipe de brigadistas está em alerta na ação contínua de prevenção. O trabalho, a partir de agora, também é para recuperar o que foi destruído e retomar as atividades turísticas do parque”, destaca. Em 2018, a unidade recebeu mais de 18 mil visitantes.
 
O coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Flávio Gledson, ressalta que o incêndio ainda está em andamento na região e a estimativa é que já tenha alcançado 10 mil hectares. “Já completamos uma semana de incêndio. No Parque Sesc Serra Azul o fogo foi controlado, mas ao sul ainda continua, numa área de nascentes, onde está em andamento a construção de barreiras como aceiros negros. Ao oeste, o trabalho é ainda mais intenso devido ao fogo ter se propagado em áreas privadas”, explica.
 
Para Gledson, a integração de esforços é essencial para o combate florestal. “É preciso que cada um faça seu papel. No Sesc Serra Azul, o trabalho com os brigadistas foi extremamente importante integrando essa força-tarefa que possibilitou controlar o fogo. Estratégias como contra fogo, combate direto, aéreo e terrestre, construção de aceiros mecânico e negro, foram utilizados para obter o êxito da operação”, declara.
 
Desde o dia 1º de setembro, conforme o Corpo de Bombeiros, mais de 380 mil litros de água foram utilizados na ação.
 
Reabertura do parque
 
O parque localizado no cerrado mato-grossense tem 5 mil hectares e terá suas atividades turísticas retomadas no dia 28 de setembro com flutuação na Cachoeira Serra Azul, tirolesa, arvorismo e cicloturismo, além do serviço de almoço oferecido no restaurante Buritizal. O Enduro a pé – Sesc Serra Azul 5km, que aconteceria no dia 22 de setembro será remarcado para o mês de outubro. A nova data será anunciada em breve.
  • Rosário Oeste - Fogo é controlado e Parque Sesc Serra Azul reabre dia 2
  • Rosário Oeste - Fogo é controlado e Parque Sesc Serra Azul reabre dia 2

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet