Notícias / Barra do Garças

02/09/19 às 20:26 / Atualizada: 03/09/19 às 12:43

Morador de Água Boa participa de Festival de Pesca em Barra do Garças e captura peixe raro no Araguaia

Redação

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Morador de Água Boa participa de Festival de Pesca em Barra do Garças e captura peixe raro no Araguaia

Rafael comemora com peixe fisgado durante o 2º Festival de Pesca em Barra do Garças

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Neste domingo dia 01 de setembro, aconteceu o 2º Festival de Pesca na cidade de Barra do Garças.

Foram mais de 30 equipes competindo, e esse número só não foi maior devido ao um embargo do evento pela Justiça um dia antes do início do evento, mas o festival deu continuidade após a procuradoria do município conseguir uma liminar, autorizando a sua realização.

O secretário de Pesca e Aquicultura de Barra do Garças Paulo Henrique disse que tudo foi feito dentro daquilo que foi solicitado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente - Sema. “Nós fizemos tudo conforme solicitou a Sema, portanto não havia motivo para embargo da competição, mas graças a Deus este assunto está superado e contamos com a presença do público”, frisou o secretário.

Entre os competidores, a equipe ‘Pai e Filho’ composta pelo morador de Água Boa e natural de Barra do Garças Rafael Gomes de Sousa e seu pai Lourival Gomes da Silva, logrou êxito em conseguir capturar uma das espécies mais raras entre os peixes presentes em nossa região: uma Piraíba de 86 cm.

"Foram mais de 35 minutos de briga com esse peixe, mas no final tudo deu certo e conseguimos tirá-lo de dentro d'agua e apreciar a sua beleza. Todos que estavam ao redor do meu barco vibraram juntos quando eu o retirei da água”, comemorou Rafael. Infelizmente a dupla não pontuou com a pesca da Piraíba por esta espécie não estar entre os peixes do catálogo do evento.

A Piraíba, conhecida como tubarão do rio ou filhote (quando jovem), é considerado o maior peixe de couro de água doce do Brasil, podendo atingir até 2,5 metros de comprimento e 300 kg de peso. Embora presente nas bacias do Araguaia e do Amazonas, na região onde o exemplar foi pescado é raro a aparição da espécie.

As 33 equipes saíram cedo e por mais de seis horas de pesca (modalidade pesque e solte) a disputa foi concorrida. A apuração da pontuação para a definição dos vencedores foi por meio dos apontamentos (medição dos peixes) realizada pelos fiscais da Polícia Civil, Aeronáutica e integrantes do curso de Zootecnia da UNIVAR.

A equipe vencedora foi a ‘Deus é Fiel’ de Aragarças.

Veja abaixo um vídeo do trecho da pesca da Piraíba.


Equipe Pai e Filho durante o 2º Festival de Pesca em Barra do Garças

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet