Notícias / Justiça

22/10/15 às 19:03 / Atualizada: 22/10/15 às 19:09

Audiência debate fim da contribuição sindical obrigatória

Assessoria MPT/MT

Imprimir Enviar para um amigo
22/10/2015 - O Ministério Público do Trabalho participou na manhã de hoje (22) de audiência pública na Câmara dos Deputados promovida pela comissão especial criada no início deste mês para estudar e apresentar propostas relacionadas ao financiamento da atividade sindical. O objetivo é elaborar um projeto de lei que atenda aos interesses da sociedade no que diz respeito ao desconto anual, hoje obrigatório, do valor equivalente a um dia de trabalho.

O relator da matéria é o deputado Bebeto (PSB-BA) e o deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP) é o presidente da comissão especial. Atualmente, 22 propostas sobre o assunto tramitam na Casa.

Nessa primeira fase, caberá à comissão especial sobre o financiamento sindical propor audiências públicas em alguns estados com representantes de instituições como o MPT, Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), centrais sindicais (Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores – CUT, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB, CSP Conlutas – Central Sindical e Popular, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil - CGTB, União Geral dos Trabalhadores - UGT, Nova Central), confederações patronais e confederações e federações das categorias.

O assunto gera intensos debates. Para alguns sindicalistas, a proposta desmantela o movimento sindical e ataca os direitos dos trabalhadores. Para outros, essa nova sistemática fortalece os sindicatos realmente representativos, incentivando as negociações coletivas, e enfraquece as entidades de fachada. Pela redação da proposta, o “imposto sindical” não seria simplesmente extinto, mas substituído por uma contribuição fixada em assembleia geral.

O MPT, apesar de defender o fim da contribuição compulsória, sustenta que sua eventual substituição por outra modalidade seja construída de maneira consensual pelos trabalhadores.

"A contribuição sindical compulsória foi criada com o objetivo de atrelar os sindicatos ao Estado. A extinção do 'imposto sindical' e a regulamentação de uma taxa negocial favorece o desenvolvimento do movimento sindical, pois envolve os trabalhadores nos debates sobre o financiamento das entidades e vincula a sua cobrança à realização de negociações coletivas. Além disso, confere mais legitimidade aos sindicatos, uma vez que o seu custeio se torna objeto de decisão coletiva dos trabalhadores", pontua o procurador do Trabalho em Mato Grosso e vice-coordenador Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (CONALIS) do MPT, Renan Bernardi Kalil.

Além da comissão especial existente na Câmara dos Deputados, tramita no Senado Federal a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 36/2013), apresentada pelo senador Blairo Maggi (PR-MT), que propõe alterar o artigo 8º da Constituição da República e regulamentar as fontes de custeio das entidades sindicais. A PEC tem como o relator José Medeiros, senador por Mato Grosso, e aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet