Notícias / Notícias Gerais

25/06/19 às 07:29 / Atualizada: 02/07/19 às 11:28

Eclipse parcial do Sol em 2 de julho será visível em quase todo Brasil

Telma Cenira Couto da Silva

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Na tarde de 2 de julho próximo ocorrerá um eclipse solar total que poderá ser observado numa faixa estreita do nosso planeta. Na América do Sul o eclipse solar será total apenas numa pequena região do Chile e da Argentina.

No Brasil, apenas um eclipse solar parcial poderá ser visto na maioria do país quase ao final da tarde, porém, na maior parte das cidades brasileiras o Sol irá se pôr antes que o eclipse parcial termine.

Conforme já escrevi anteriormente, “num eclipse solar a Lua – na fase nova – posiciona-se entre a Terra e o Sol produzindo uma sombra numa pequena faixa da superfície terrestre ao obstruir a passagem da luz solar. Isso só ocorre quando há um alinhamento (ou quase) entre a Terra, a Lua e o Sol.”

De uma maneira geral, quanto mais próximo à faixa estreita em que acontecerá o eclipse solar total (passa, por exemplo, numa pequena área do Chile), maior será a fração da superfície solar que ficará encoberta pela Lua, e, quanto mais a oeste a cidade estiver localizada, maior será o intervalo de tempo  em  que ele poderá ser  observado.

Locais a sudoeste estarão favorecidos para a observação desse eclipse solar em nosso país. Porém, o extremo oeste do território nacional está localizado no norte do país e, mais ao norte o observador verá uma menor superfície solar obscurecida. Habitantes de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, poderão observar um maior obscurecimento do disco solar, mas, no horário do evento o Sol estará em baixa altitude e irá se pôr logo após o seu início, o que dificultará a observação do fenômeno.  Por outro lado, os habitantes de Rio Branco, no Acre, e Manaus, no Amazonas, poderão observar todo o eclipse solar parcial, porém, visualizarão uma menor superfície do Sol eclipsada.

Nas regiões localizadas no extremo norte do país e na maioria do nordeste ele não será visualizado. Não será observado em Belém, Boa Vista, Macapá e em nenhuma capital dos estados do nordeste. Em Vitória o Sol estará praticamente no solo quando o eclipse solar começar, e, também não será observado na capital do Espírito Santo.

Um problema para a previsão do horário em que um eclipse solar ocorre é que ele precisa ser feito quase que localmente. Em São Luís o eclipse parcial do Sol não será observado, mas em Balsas, no Maranhão, ele poderá ser observado, porém, com muita dificuldade porque quando o eclipse solar parcial começar o Sol estará quase se pondo.  Em Santa Maria da Vitória, na Bahia, esse eclipse também poderá ser observado num curto intervalo de tempo, mas, o Sol estará próximo ao solo quando o eclipse solar parcial começar, o que implicará numa certa dificuldade para observar o evento.

CUIDADO: Repetindo o que já escrevi anteriormente, “a observação de um eclipse do Sol sem um filtro solar apropriado pode queimar a retina e causar cegueira, ou, a destruição do campo visual. Quem não tiver um equipamento adequado não deve observar o fenômeno! Jamais use telescópios, binóculos e máquinas fotográficas sem um filtro solar para a observação de qualquer evento relacionado ao Sol.

Uma outra opção para a observação direta do disco solar – citada por vários sítios de divulgação de Astronomia – é a utilização de um vidro de máscara soldadora número 14, no mínimo. Mas, mesmo com um equipamento apropriado, não se deve observar o Sol por mais de 15 segundos por vez e é necessário intercalar mais de um minuto entre as observações.”

Quem tiver o equipamento necessário para observar esse eclipse solar deve procurar um local alto e com uma boa visão do noroeste. É interessante localizar um dia antes um local com uma boa visualização do pôr-do-sol.


Abaixo estão apresentados os horários do início do eclipse solar parcial (Início); a altitude (Alt) , em graus,  do Sol quando o eclipse começar;  o horário em que o eclipse solar  atingirá o seu máximo (Máx); a altitude  (Alt) em que o Sol estará quando isso acontecer; aproximadamente, a percentagem do  obscurecimento da superfície solar quando o eclipse parcial atingir o seu máximo (%Obsc),  considerando que a superfície aparente da superfície da Lua cubra 100% a superfície  aparente do Sol. Nesse eclipse solar a Lua cobrirá além de 100% da superfície aparente do Sol, e, por isso, valores precisos serão sistematicamente menores.  Esses valores fornecem apenas uma estimativa do obscurecimento. E, o horário em que o Sol deverá se pôr no local  (Pôr-do-sol). A margem de erros dos horários  apresentados é de, mais ou menos, um minuto.


Note que para a maioria das capitais citadas o Sol irá se pôr antes que o eclipse parcial termine. Quanto maior for o valor da altitude (Alt), melhor será a observação do fenômeno. Estão incluídas na primeira tabela as previsões para Balsas (MA), Santa Maria da Vitória (BA) e Uruguaiana (RS), que foram citadas no texto.

Para os locais em que o eclipse parcial poderá ser observado até o seu término, ao invés de “Pôr-do-sol” há uma nova tabela incluindo o horário do término do eclipse do Sol (Fim) seguida pela altitude (Alt), em graus, em que o Sol se encontrará quando isso ocorrer.

Para os estados de Mato Grosso, Acre, Amazonas e Rondônia foram feitas previsões para algumas outras cidades além das capitais desses estados. Quem for observar o fenômeno nesses estados deve procurar o local citado mais próximo à sua cidade. Como exemplo, em Mato Grosso estão listadas duas cidades relativamente próximas, Água Boa e Barra do Garças, que seguem o horário de Brasília. Notem que são pequenas as variações nos horários apresentados.

Aripuanã, situada a noroeste de Mato Grosso, conseguirá observar todo o eclipse parcial do Sol. Já em Juína os observadores conseguirão observar quase todo o eclipse solar parcial porque quando este terminar o Sol estará no solo, a zero grau.  Vilhena, em Rondônia, também poderá assistir a quase todo o eclipse parcial, mas, quando este terminar o Sol estará praticamente no solo.  Na prática, Juína e Vilhena não poderão observar todo o eclipse parcial do Sol, mas, quase todo.

O próximo eclipse solar visível no Brasil acontecerá em 14 de dezembro de 2020, e, para nós, novamente será apenas um eclipse solar parcial. Nessa data a região mais a sul do Brasil conseguirá observar todo o eclipse parcial do Sol, mas, em Manaus, por exemplo ele não será observado. Naturalmente, qualquer observação do céu depende de condições climáticas favoráveis no dia.
  • Eclipse parcial do Sol em 2 de julho será visível em quase todo Brasil
  • Eclipse parcial do Sol em 2 de julho será visível em quase todo Brasil
  • Eclipse parcial do Sol em 2 de julho será visível em quase todo Brasil
  • Eclipse parcial do Sol em 2 de julho será visível em quase todo Brasil

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet