Notícias / Negócios

15/10/15 às 11:54

Chefs internacionais reconhecem qualidade das carnes de jacaré e pintado

Sebrae participa do encontro que reúne profissionais e empresários do segmento de alimentação e hotelaria

Caroline Rodrigues

Sebrae-MT

Imprimir Enviar para um amigo
Chefs internacionais reconhecem qualidade das carnes de jacaré e pintado

Chef francês David Mansaud e estudantes de Estácio de Sá degustam peixe mato-grossense em estande do Sebrae

Foto: Caroline Rodrigues/Sebrae-MT

Rio de Janeiro – Chefs de cozinha, estudantes de gastronomia e empresários visitaram o estande do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Mato Grosso no evento Sirha Rio, Encontro Internacional dos Grande Chefs e da Indústria de Gastronomia e Hotelaria. No local, eles entraram em contato com produtos da aquicultura regional e tiveram a oportunidade de degustar a exótica carne de jacaré, bem como o tradicional peixe mato-grossense pintado.

Lucas Mendes é chef executivo da Vila Sta Gallen, que tem três restaurantes na região de Teresópolis (RJ), e está em busca de carne de jacaré. Ele explica que no cardápio das casas há um fondue com este produto, porém ele tem dificuldade de achar um fornecedor.Todas as semanas, Mendes calcula que cerca de 15 kg dessa carne são consumidos por semana.

Na opinião do profissional, as pessoas pedem o prato pela primeira vez por curiosidade e depois, passam a buscar a casa com o objetivo de consumi-lo.

O empresário do ramo de eventos Carlo Belém também disse estar interessado pelo produto. Ele costuma fazer festas, recepções e sempre quer oferecer algo diferente aos clientes, principalmente pratos feitos como produtos regionais.

Ele argumenta que muitos ingredientes regionais podem compor os cardápios, mas antes de oferecer a clientela é preciso ter um fornecedor de confiança.

Também esteve no estande do Sebrae o David Mansaud, chef francês e executivo do curso de Gastronomia da Estácio de Sá. Ele provou o pintado, preparado pelo chef Fernando Mack, e disse que a carne é muito refinada. Na opinião dele, quando preparada de forma equilibrada, se torna uma iguaria acima de qualquer peixe.

Mansaude conta que já esteve em Cuiabá, capital mato-grossense, algumas vezes e em uma das ocasiões teve contato com ingrediente e o preparou. "Fiz grelhado. Costumo fazer com produtos naturais e praticamente sem sal, açucar ou gordura”.

O EVENTO – O evento Sirha Rio segue até o dia 16 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica, no centro do Rio de Janeiro. No espaço, estão cerca de 100 expositores nacionais e internacionais de diversos segmentos ligados ao setor de alimentação e hoteleria.

Uma área da feira foi destinada ao Sebrae Rio, que é parceiro do evento. Lá, foram intalados estandes para expor dois produtos locais de cada um dos estados brasileiros.

O Sebrae Mato Grosso participa com produtos da aquicultura, por meio da Cooperativa de Criadores de Jacaré do Pantanal (Coocrijapan) e da Cooperativa Cooperfish, que trabalha com peixes nativos.

Quem procura o estande de Mato Grosso tem a oportunidade de conhecer o produto congelado e ainda participar de um degustação de pratos, preparados pelo chef Fernando Mack.

A expectativa dos organizadores é que mais de 10 mil pessoas visitem o espaço dos estandes e perticipem de alguma das prograções, que incluem concursos nacionais de gastronomia, cursos e oficinas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet