Notícias / Curiosidades

25/04/19 às 12:11

6 vantagens de realizar o refinanciamento imobiliário

Lucas Almeida

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar sobre empresas que fazem empréstimos a partir de um imóvel em garantia. Pois bem! Esse tipo de negociação é conhecida como refinanciamento de imóvel e tem se popularizado cada vez mais, devido às vantagens que oferece.
 
Por isso, se você está precisando de uma grana extra e possui um imóvel em seu nome, confira quais são os motivos que mais levam os brasileiros a solicitar este tipo de negócio.

1. Liberação de altos valores
Dependendo da situação financeira, em alguns casos, as dívidas podem virar uma bola de neve. Nesses casos, apenas um grande empréstimo pode auxiliar no momento e, nem sempre, bancos e outras instituições financeiras aprovam a proposta após a análise de crédito e renda.
 
Uma das principais vantagens do refinanciamento de imóvel é a liberação de valor, que pode chegar em até 60% do valor do bem. Com isso, é muito mais fácil se reorganizar com as dívidas e se preparar para a quitação das parcelas.
 
Devido a essa vantagem, o refinanciamento imobiliário pode ser feito até em outras ocasiões, como para a abertura de um negócio, uma viagem importante ou o investimento em estudos. Contudo, esse tipo e negociação só deve ser feita após um bom planejamento e muita pesquisa.

2. Juros mais baixos
Em relação ao empréstimo pessoal, o refinanciamento imobiliário oferece outra vantagens. O juros, nesse tipo de negociação, é consideravelmente mais baixo e, com isso, não atrapalha o orçamento na hora de fazer a quitação de dívidas.
 
Dependendo da instituição financeira em que você solicitará esse tipo de negociação, as taxas podem ser de até 16% a.a., enquanto o crédito consignado ou o próprio empréstimo pessoal oferecem valores bem mais altos.

3. Prazos de pagamento maiores
O prazo para a quitação de parcelas que o refinanciamento imobiliário oferece também é muito maior. Isso, por que você pode escolher parcelas com valores mais baixos e, com isso, aumentar o prazo para o pagamento.
 
O lado bom dessa vantagens é que, caso o refinanciamento tenha sido feito com o objetivo de arrecadar dinheiro para abrir um negócio, você já terá um prazo de retorno do investimento e não se complicará financeiramente.

4. Tempo de liberação do dinheiro
Com o aumento de fintechs do segmento no mercado, a facilidade no processo de solicitação e o tempo para a liberação do dinheiro também foram otimizados. Com isso, você não precisa ficar esperando a instituição fazer as análises de crédito e renda como antigamente.
 
Dessa forma, caso você tenha uma urgência para resolver algum problema, não precisará se preocupar. Basta reunir todos os documentos necessários e, em um prazo bem mais curto, terá o dinheiro na conta.

5. Deixa a salvo suas economias
Fazer um planejamento financeiro, a princípio, pode ser um pouco complicado. Por isso, quando conseguimos reunir uma boa quantia, é bom mantê-la em algum tipo de investimento.
 
Ao surgir alguma emergência, o refinanciamento surge como uma opção, já que é possível manter o dinheiro como investimento, sem precisar retirá-lo. Caso você já tenha uma situação financeira sólida e deseja resgatar uma alta quantia em um curto período, eis aí uma ótima alternativa.

6. Alienação fiduciária
Mesmo deixado o seu imóvel em garantia ao solicitar algum empréstimo, você não perde a propriedade, nem o direito de residir nele. No entanto, é necessário cumprir os prazos estipulados de pagamento à instituição para que isso ocorra.
 
Portanto, mesmo com inúmeras vantagens, é fundamental que você tenha um bom planejamento e pense bem antes de solicitar o refinanciamento de imóvel! Dessa forma, além de um auxílio para se reorganizar financeiramente, você também não tem nenhum prejuízo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet