Notícias / Eleições

14/10/15 às 10:08 / Atualizada: 14/10/15 às 10:20

Pela 1ª vez, duas chapas disputam comando da Aprosoja - veja lista

Gabriele Schimanoski

RDNews

Imprimir Enviar para um amigo
Pela primeira vez, duas chapas disputam o comando da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). A entidade foi fundada há 10 anos e representa cerca de 5 mil agricultores.

Nesta terça (13), foram homologadas duas chapas pela Comissão Eleitoral da instituição para o Biênio 2016/2017. “Aprosoja Forte”, encabeça por Endrigo Dalcin, produtor de Nova Xavantina e atual vice-presidente Leste e “Unir para Fortalecer”, liderada por Reck Júnior, produtor de Tangará da Serra e atual vice-presidente Oeste.

Ocorre que, até então, Endrigo seria o candidato único da Aprosoja, no entanto, uma reviravolta aconteceu com a candidatura de última hora de Reck Júnior. Nos bastidores, Reck é apontado como candidato tanto do atual presidente Ricardo Tomzyck quanto dos chamados figurões da soja, entre eles, os primos Blairo Maggi, senador republicano, e Eraí Maggi (PP), o ex-senador Gilberto Goeller e o vice-governador Carlos Fávaro (PSD), que comandou a instituição até 2014, quando se descompatibilizou para disputar as eleições gerais.

O racha teria ocorrido após Endrigo não cumprir acordos firmados com membros do núcleo duro da Aprosoja. Da atual diretoria e conselho da Aprosoja, seis membros compõem a chapada de Endrigo, enquanto Reck, contará com apenas dois, o que expõe a divisão dos grupos. “O surgimento de duas chapas faz parte do processo democrático de representação de classe, e mostra um momento de amadurecimento da Aprosoja”, ameniza Ricardo Tomczyk.

O eleito será responsável por representar a classe produtora do Estado, que mais produz soja e milho no país, bem como sua valorização. Atualmente, o orçamento da Aprosoja supera os R$ 25 milhões - sendo composto por verbas do Fundo de Amparo a Cultura da Soja (Facs), que é investido na realização de projetos técnicos, de representação de classe, pesquisas, entre outros. 

Eleição
A eleição para escolha da nova diretoria será realizada em 09 de novembro, das 8h às 18h. Só poderão votar os associados que estiverem em dia com a instituição. O eleitor poderá votar no seu núcleo, bem como nos demais Núcleos da Aprosoja e na sede em Cuiabá, basta apresentar um documento original com foto.

Também serão realizadas eleições para os novos delegados, responsáveis por representar a entidade localmente, trazendo as demandas do campo para a criação de projetos e norteando as ações.  

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet