Notícias / Cultura

21/04/19 às 09:19 / Atualizada: 21/04/19 às 18:43

Campinápolis - Festa da Consciência Xavante em comemoração ao Dia do Índio

Samira Xavante – Coordenadora do evento

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Nos dias 25, 26 e 27 de Abril acontecerá em Campinápolis (MT) o Dia da Consciência Xavante onde serão demonstradas atividades tradicionais, culturais e esportivas do povo xavante uma forma de mostrar a sociedade o que esse povo tem para manter viva a sua cultura principalmente com os jovens, buscando assim uma forma de diminuir o preconceito enfrentado no dia a dia.

No dia 25 será lembrada a participação dos indígenas que ocuparam a cadeira na câmara legislativa.

O povo Xavante participa do processo econômico de Campinápolis onde 60% são de Xavantes, a programação terá inicio no dia 26, com inicio das palestras educativas para as escolas, também foi construída uma réplica da oca tradicional xavante para a visitação dos alunos e a população.

 A abertura oficial do evento será no dia 26 ás 19h30 no ginásio municipal Otávio Eugênio Santana e no dia 27 será demonstrado práticas esportivas tradicionais, como luta corporal, corrida de tora, corrida 100 metros e danças culturais e para fechar o evento o tão esperado desfile Beleza Indígena Xavante onde serão apresentados as pinturas corporais e adereços, a trilha sonora do desfile será apresentando pelo cantor Miguélio Xavante.

O evento conta com o apoio da prefeitura municipal, câmara de vereadores e comércio local.

Organização : Comissão de Articulação Indígena.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Sarney

A furna da Marruá

Bobbio dizia que a velhice era muito boa e cheia de encantos, o maior deles o gosto de matar saudades. Mas eu acho que o divertimento maior da velhice é o espaço de contar histórias, bom para encher e passar o tempo. As...

 
 
 
 
Sitevip Internet