Notícias / Cultura

21/04/19 às 09:19 / Atualizada: 21/04/19 às 18:43

Campinápolis - Festa da Consciência Xavante em comemoração ao Dia do Índio

Samira Xavante – Coordenadora do evento

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Nos dias 25, 26 e 27 de Abril acontecerá em Campinápolis (MT) o Dia da Consciência Xavante onde serão demonstradas atividades tradicionais, culturais e esportivas do povo xavante uma forma de mostrar a sociedade o que esse povo tem para manter viva a sua cultura principalmente com os jovens, buscando assim uma forma de diminuir o preconceito enfrentado no dia a dia.

No dia 25 será lembrada a participação dos indígenas que ocuparam a cadeira na câmara legislativa.

O povo Xavante participa do processo econômico de Campinápolis onde 60% são de Xavantes, a programação terá inicio no dia 26, com inicio das palestras educativas para as escolas, também foi construída uma réplica da oca tradicional xavante para a visitação dos alunos e a população.

 A abertura oficial do evento será no dia 26 ás 19h30 no ginásio municipal Otávio Eugênio Santana e no dia 27 será demonstrado práticas esportivas tradicionais, como luta corporal, corrida de tora, corrida 100 metros e danças culturais e para fechar o evento o tão esperado desfile Beleza Indígena Xavante onde serão apresentados as pinturas corporais e adereços, a trilha sonora do desfile será apresentando pelo cantor Miguélio Xavante.

O evento conta com o apoio da prefeitura municipal, câmara de vereadores e comércio local.

Organização : Comissão de Articulação Indígena.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet