Notícias / Cidades

14/10/15 às 08:31 / Atualizada: 14/10/15 às 08:51

Está uma loucura, diz prefeito sobre garimpo

Welington Sabino

Gazeta Digital

Imprimir Enviar para um amigo
Com uma população de 43,2 mil habitantes, o município de Pontes e Lacerda (448 Km a oeste de Cuiabá) vivencia um momento atípico de intensa movimentação entre moradores locais e centenas de forasteiros. Todos estão em busca de ouro após a veiculação de notícias apontando a existência de “muito ouro” na cidade. O prefeito Donizete Barbosa do Nascimento (PPS) confirma que “tem ouro mesmo”, mas não do tanto que estão falando aos quatro cantos no Estado e pelas redes sociais.

Em entrevista ao Gazeta Digital o gestor comemora o bom momento vivenciado pelo comércio de uma forma geral, mas também demostra preocupação com possíveis contratempos que possam surgir. “Além do bônus vem o ônus e isso nos preocupa. Estamos acompanhando de perto e vamos procurar os órgãos envolvidos e competentes”, diz Donizete. Ele explica que vai acionar o Exército, o governo do Estado e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM/MT), responsável pelas questões envolvendo a mineração. “Vamos procurar para saber como vão resolver essa lavra aqui”, justifica.

O local do garimpo fica numa fazenda a cerca de 20 quilômetros da cidade. No local, calcula-se que pelo menos 2 mil pessoas estão aglomeradas e dormindo em barracas e cabanas improvisadas. As informações que estão circulando nas redes sociais apontam que pessoas de várias cidades de Mato Grosso e também de outros estados estão indo para Pontes e Lacerda com a expectativa de encontrar ouro e mudar de vida. No garimpo, segundo o prefeito, é possível encontrar homens, mulheres e famílias inteiras, inclusive, com idosos e crianças.

“Tem gente garimpando. Estão chegando também muitos forasteiros e isso está nos preocupando de vir tanta gente sem vínculo. São pessoas sem vínculo na cidade que é composta hoje em sua maioria por famílias onde todos se conhecem. O forasteiro anda com a mala nas costas, tudo que tem está ali. Não tem nada a perder. A gente tem a preocupação de que isso possa causar problemas. Está chegando muita gente com esse perfil devido à noticia do ouro que se espalhou”, relata o prefeito.

Comércio aquecido
Diante da intensa movimentação de “novos moradores”, alguns produtos já estão em falta nos mercados locais e os preços também dispararam. Há relatos de que tem marmitex sendo vendido por R$ 25, bem como as bebidas alcoólicas que tiveram os preços reajustados. O prefeito diz que os hotéis estão lotados e as casas disponíveis para aluguel já estão todas ocupadas.

“O comércio está aquecido, principalmente os hotéis, restaurantes e locais que vendem ferramentas. As pessoas estão tendo resultado, todos estão ganhando de alguma forma. Está uma loucura. O cara acha ouro lá e vem pra cidade e aqui todos ganham”, comemora o prefeito ao garantir que mesmo com intensa movimentação,até o momento não houve nenhuma ocorrência. “Está calmo, tudo tranquilo. A saúde normal, a segurança, tudo está normal. Não tem nenhuma pessoa se machucando”, afirma.

Sobre a inflação disparada com alimentos a preços bem acima dos praticados antes da “febre do garimpo”, o prefeito nega. “Não procede essa informação. É claro que alguns itens como picareta, corda, lanterna, bateia, estão mais caros. Acabaram mesmo, ai tudo isso inflacionou. Mas a comida e aluguel está normal dentro da cidade. Pode ser que lá dentro do garimpo eles vendam uma marmitex em valor acima de R$ 20”, destaca o prefeito.

Serviços sexuais
Também já tem relatos circulando pelas redes sociais dizendo que com a chegada de forasteiros e moradores da cidade que estão abandonando empregos no comércio, oficinas e mercados para tentar a sorte no garimpo, garotas de programa também já estariam escolhendo o local como "ponto de trabalho". Um vídeo que circula pelos aplicativos de celulares mostrando 2 mulheres seminuas rebolando sobre a carroceria de uma caminhonete com vários homens em volta gritando e assistindo é atribuído como sendo do das dependências do garimpo. Assista


MPF pede fechamento do garimpo ilegal em Pontes e Lacerda

Governo confirma corrida pelo ouro em Pontes e Lacerda

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet