Notícias / Curiosidades

15/04/19 às 16:19

Corte a plasma ou oxicorte, qual é o melhor?

Assessoria Webfoco

com redação Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Existem maneiras diferentes de cortar metal, sendo que as mais conhecidas são  corte a plasma e o oxicorte. As diferenças entre esses dois tipos de cortar são as técnicas e os equipamentos utilizados durante o processo! 

A pergunta que não quer calar é: qual é o melhor modo de realizar cortes em materiais de metal?
Podemos dizer que a resposta pode variar, porque depende de uma análise de cada caso.
 
Continue lendo para receber mais informações sobre tais sistemas de corte:
 
Características do corte a plasma

Todo processo de corte de plasma - com exceção do corte plasma manual - depende de uma máquina de corte plasma e da manipulação de um operador experiente.
 
Esse processo é recomendado para cortar chapas de aço macio, já que alcança velocidades superiores ao oxicorte.
 
Outra vantagem do corte plasma é que sua regulamentação não utiliza gases ou  química da chama para melhor domínio.
 
O sistema completo da máquina de corte a plasma é formado por:
  • Fonte de alimentação;
  • Arrefecedor de água;
  • Difusor de gás;
  • Cabos de maçaricos;
  • Cabos (ou mangueiras de interligação);
  • Maçarico.
Diferente de outros recursos, o custo benefício em investir na tecnologia de corte a plasma é poder melhorar seu índice de produtividade, porque irá compensar rapidamente o custo do investimento!
 
Aí você nos pergunta: “como isso é possível?”. Simples! O cortador de plasma  permite o uso de vários maçaricos simultaneamente - de três a quatro plasmas em uma máquina. 
 
Características do oxicorte

Oxicorte, também chamado de corte por chama, é um procedimento realizado por um maçarico. É reconhecido como o sistema de corte para aço mais antigo que existe!

Sabendo disso podemos concluir que, em questão de recursos, é um procedimento mais simples.
 
As vantagens de optar pelo oxicorte são: seu maçarico consegue proporcionar uma superfície de corte reta lisa (se for regulado de forma adequada) e também pode ser usado em processos de corte para chapas mais grossas.
 
O maior problema é que quantidade de oxigênio fornecida é limitada - questão que implica diretamente no índice de produção.

Além disso, o processo de oxicorte infelizmente é lento, podendo atingir cerca de 20 polegadas por minuto.
 
O que avaliar para escolher um sistema de corte?

Como foi dito do início do conteúdo, é preciso considerar todos detalhes do sistema para definir qual é o melhor para você e as características abaixo podem te ajudar a tomar uma decisão.
 
Antes de definir, saiba qual será a espessura do material a ser cortado e verifique se o sistema cumpre com as exigências e termos de ambos de precisão e qualidade com base em suas necessidades e custos. Para realizar as manutenções necessárias nas peças peças (consumíveis para corte plasma, tocha para corte plasma, etc.)  e consultar profissionais experientes!

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet