Notícias / Cidades

24/03/19 às 22:52

Troca de placas continua...TJ suspende lei e devolve faixa territorial a Barra do Garças na disputa com Nova Xavantina

Assessoria Prefeitura de Barra do Garças

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Troca de placas continua...TJ suspende lei e devolve faixa territorial a Barra do Garças na disputa com Nova Xavantina

Limite do córrego do Zacarias volta para Barra do Garças como pediram produtores desta região

Foto: Assessoria

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), por meio do desembargador João Ferreira Filho, suspendeu os efeitos da Lei que retirou de Barra do Garças uma faixa territorial de aproximadamente 70 mil hectares, anexada ao município de Nova Xavantina. Com a decisão, Barra do Garças volta a recuperar a área que havia sido perdida inconstitucionalmente.

O desembargador julgou extinto o efeito da Lei sem resolução do mérito, acatando o recurso interposto pela Prefeitura de Barra do Garças contra a medida que prejudicou o município ao retirar, de seu domínio territorial, uma área com cerca de 25 propriedades rurais produtivas. 

“Assim, extingo o feito sem resolução do mérito por falta de legitimidade processual, nos termos dos artigos. 17 e 485, VI, do CPC/2015, e art. 124, IX, da Constituição do Estado de Mato Grosso, revogando expressamente o acórdão a que se referem os docs. Num. 6834992 - Pág. 1 a Num. 6873885 - Pág. 1”, assinala o desembargador em sua decisão.

A Prefeitura de Barra do Garças interpôs ao TJ-MT, uma petição (Ação Direta de Inconstitucionalidade com Pedido de Medida Cautelar), contra a medida que transferiu a Nova Xavantina a faixa territorial em questão. A Procuradoria de Justiça do município argumentou que o prefeito João Batista Vaz da Silva não possuía legitimidade para apontar a inconstitucionalidade de uma Lei Estadual, conforme disposto no artigo 124, IX da Constituição Estadual. 

Com a decisão do Tribunal, Barra do Garças recupera a faixa territorial e as propriedades rurais que cultivam uma área com mais de 25 mil hectares plantados e com mais de 20 propriedades, que reúne mais de 130 mil cabeças de gado.

Pesquisa

Durante a realização da 2ª edição da Agrotec Show 2019, a empresa MorumbiAgro, responsável pela realização do evento, realizou uma pesquisa com os proprietários da área anteriormente retirada de Barra do Garças. A maioria absoluta optou pela permanência em território barra-garcense pela estrutura oferecida pelo prefeito Roberto Farias e também pelo potencial econômico que o município oferece na comercialização de seus produtos.

Com a decisão do TJ-MT a Prefeitura de Barra do Garças demarcará os limites dos municípios conforme determina a Lei, evitando desta forma prejuízos a economia municipal e, principalmente, aos produtores que almejam permanecer em seu território de origem.


Prefeito de Nova Xavantina acompanha a mudança de local da placa da divisa
- Foto: arquivo divulgação

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet