Notícias / Internacional

21/03/19 às 18:37

O índio do Xingu que aprendeu tudo sozinho e teve a melhor nota no exame para Medicina é manchete em site de Portugal

Farato alfabetizou-se tarde, lendo jornais e revistas espalhados pelo chão. Já tem o curso de Enfermagem e conseguiu também uma vaga para estudar Matemática.

João Almeida Moreira, TSF Portugall

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
O índio do Xingu que aprendeu tudo sozinho e teve a melhor nota no exame para Medicina é manchete em site de Portugal

Foto: Divulgação

Chama-se Farato, é da etnia Matipu, nasceu da Aldeia Kuikuro e cresceu na Aldeia Buritizal, ambas do Alto Xingu na região de Canarana no estado do Mato Grosso.

Como tantos outros índios do Brasil, Farato, como é chamado, passou a infância a pescar e a jogar futebol, entrando na escola apenas aos 10 anos para se alfabetizar. No entanto, teve de sair da aldeia indígena, por necessidade dos seus pais, e foi obrigado a abandonar da escola, completando a alfabetização através de jornais e revistas que apanhava jogados pelo chão.

Hoje, Farato é notícia por ter conseguido vaga na Universidade Federal de Mato Grosso, em Matemática, e estar, desde este mês, habilitado também a cursar Medicina, após passar em primeiro numa prova a que concorreram milhares para apenas seis lugares.

Percorreu 340 quilómetros de Canarana, a cidade onde vive, até ao local do exame de admissão, ao gridon de uma moto que teve de carregar parte do caminho por causa da lama.

Entretanto, já realizara o sonho de se formar em enfermagem, trabalhando em part time como agente de saúde, com salário de 150 euros por mês, durante o curso, gastando a maior parte do dinheiro em lanternas para ler os livros noite adentro (já que no local onde mora não há luz elétrica) e, como contou, almoçando e jantando água muitas vezes.

É o Brasil que, no meio das tristezas, ainda nos consola com umas alegrias avulsas.

comentar10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Vanilda, em 09/01/21 às 18:43

    Pedro, tenho vergonha de pessoas como você, mais um déspota no nosso meio !!

  • por Werne Ferreira Kolbe, em 29/12/20 às 15:50

    Achei forte almoçando e jantando água muitas vezes um pouco de sensacionalismo. Querer é poder!!!

  • por Anderton dos Santos, em 23/12/20 às 17:29

    europeu n pode falar de indio, mas brasileiro na politica dos estados unidos pode com gosto

  • por Jammes Rodrigo Calaça Cunha, em 22/12/20 às 21:14

    O bolsonarismo é uma desgraça que nos assola. Vá-de retro Pedro. O indivíduo acusa terceiros de não terem o que fazer e ainda se dá ao luxo de perder seu precioso tempo (haja vista dever ser "muito ocupado"), para atestar sua imbelicidade. Agradeço à imprensa portuguesa por levar adiante, matéria que orgulha os brasileiros verdadeiramente cidadãos de bem.

  • por Joao, em 20/12/20 às 11:24

    Se temos um indio inteligente, por outro lado , credo um PEDRO que envergonha o BRASIL

  • por J Claudio A França, em 25/03/19 às 09:37

    O comentário do sr Pedro retrata o nível sócio cultural de boa parte dos eleitores brasileiros e esclarece o motivo pelo qual o neofascismo ascende no país.

  • por Romildo Goncalves, em 24/03/19 às 14:15

    Pedro v. é de uma imbecilidade singular. parabens ao indigena guerreiro inteligente esforçado e competente

  • por Elissandra Costa, em 23/03/19 às 16:27

    A inteligência adquirida não é pra rico é pra quem se dedica nos livros seja quem for

  • por Octavio Neto Rio de Janeiro, em 23/03/19 às 15:58

    Pedro, cara, pelo amor do Deus que você provavelmente crê. Olha a besteira monumental que você acabou de afirmar ! Lhe darei um conselho mesmo que não tenha pedido a ninguém por um: o exercício das práticas de autocrítica, empatia e bom-senso nunca são demais e absolutamente atóxicas.

  • por Pedro, em 22/03/19 às 13:57

    Esse povo europeu tem tempo vago demais Tem tempo até pra falar de índio certamente num tem Nd pra mais pra falar.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet