Notícias / Educação

26/02/19 às 07:33 / Atualizada: 26/02/19 às 08:44

Principais tópicos de Geometria para o vestibular

Victor Alencar

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Para quem procura pelo melhor cursinho para medicina, precisa saber que o estudo deve abordar questões de Geometria. Assim como todas as disciplinas, a matemática é importante no exame de qualquer vestibular.
 
Deste modo, ter conhecimento sobre os principais itens desta matéria pode facilitar a prova. Pensando nisso, trazemos a seguir algumas questões relacionadas ao tema. Acompanhe o texto até o final para se dar bem no vestibular.

Geometria no vestibular
Na geometria, os principais tópicos são os cálculos de volume e área. No entanto, é possível que a matéria envolva cálculo e álgebra, assim como as figuras geométricas.
 
De qualquer modo, a maior parte das questões envolve área e volume. Contudo, podem aparecer os seguintes conceitos, como porcentagem, escala proporcionalidade, conversão de unidade de medidas e funções.
 
Para a resolução dos exercícios é preciso ter um conhecimento das equações. Nesta situação, o candidato, além de saber as fórmulas, precisa entender os conceitos da Matemática.
 
Mas antes de pensar em triângulos, círculos, quadrados e cubos, é preciso saber sobre noções de ponto, reta e plano. Estes últimos são essenciais e serve como base na hora de resolver as questões.

Estudo da geometria no vestibular
Seguindo os conceitos acima para aprender Geometria, o aluno deve saber sobre alguns itens básicos. Com este aprendizado é possível resolver as questões do vestibular e até do Enem.
 
A seguir veja quatro dicas básicas para resolução da prova de Matemática:

1 - Ponto
Na Geometria, uma forma de entender o conceito de ponto é relacionar as ideias que já temos base. Como exemplo, o ponto final de frase, um ponto de ônibus e até o ponto de encontro.
 
Seguindo esse raciocínio, todos tem como ideia servir como um lugar único que não possui divisões. Na Matemática ele é definido em um local que se encontra. Por exemplo, se você vai encontrar alguém “em frente à loja”, “após a placa da esquina” e “nas esquinas das ruas A e B". A esquina pode ser considerada o ponto da Geométrica.
 
Em termos da Geometria as "esquinas" podem ser os pontos dos parênteses: ponto A (x, y).

2 - Reta
Com o entendimento sobre o ponto, a reta é mais fácil, pois, é a forma de como você vai chegar ao local. Com a indicação, o usuário segue da casa para a loja, porém, sem virar esquina. Ou seja, a reta é o segmento na qual liga dois pontos.

3 - Plano
A parte da geometria plana pode ser comparada com o cinema. Se o filme é normal, ou 2D, existem duas dimensões, a dimensão horizontal e vertical, na Geometria, estes itens são conhecidos como eixo X e eixo Y, ou plano cartesiano.
 
Para identificar qual é qual, basta compreender que o Y possui uma perna para baixo, o que mostra uma reta vertical.
 
Seguindo o raciocínio do cinema, é preciso lembrar dos filmes em 3D, pois a terceira dimensão do 3D indica a profundidade, assim, o plano não é mais reto.
 
Para compreender a diferença dos planos, imagine uma bola cheia (esfera), ela seria o “3D”, porém, se ela murchar e ficar no formato de pizza, ela seria “2D”, ainda um círculo, mas reto.

4 - Geometria analítica e geometria espacial
Além dos itens acima, existe um meio simples de compreender a geometria analítica e a geometria espacial. Para este raciocínio, vale lembrar que os mapas das ruas são planos e vistos de cima.
 
Ou seja, ao olhar desta forma, a cidade é constituída de vários "quadradinhos", dispostos de forma plana, sem diferenciar altura entre prédios e casa, por exemplo. Em meio a esta lógica, é possível entender a geometria plana e geometria analítica.
 
Na geometria analítica é analisada as propriedades dos pontos, retas e espacial. Se for ver pelo ponto de vista dos mapas, esta é mais útil ao relacionar distância e caminho.
 
Na geometria espacial a relação ocorre com volume e espaço do objeto. Logo para lembrar da geometria espacial vale pensar em espaço.
 
Ao entender estes tópicos, uma forma de ajudar e resolver a geometria é desenhar. O desenho pode facilitar a compreensão do problema.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet